Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054713.
Docente(s)
            - Andreia Maria Alves de Almeida (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N.A.
Objetivos
          No final do semestre o aluno deverá estar capacitado para:
a. Elaborar estratégias de médio e longo prazo no âmbito do Marketing estratégico;
b. Definir estratégias de Comunicação e Marketing; 
c. Definir as características dos públicos-alvo e adequar as ações de comunicação aos respetivos meios e plataformas de comunicação; 
d. Aperfeiçoar a expressão escrita e oral;
e. Estimular o espírito crítico, argumentativo e a tomada de decisão;
f. Desenvolver capacidades éticas e pessoais;
g. Aplicar de forma prática conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares do ciclo de estudos;
Programa
          1. Marketing Estratégico
 a. O que é o Marketing estratégico;
  I. Análise ambiental; 
  II. Segmentação de mercado; 
  III. Posicionamento da marca; 
  IV. Desenvolvimento de Produtos/Serviços; 
  V. Determinação de Metas e Objetivos a longo 
     prazo.
2. Marketing Operacional 
 a. O que é o Marketing operacional; 
 b. Do Marketing Estratégico ao Marketing operacional; 
 c. Desenvolver um Plano de Comunicação Integrado;
  I. O briefing;
  II. Objetivos de comunicação;
  III. Público-alvo;
  IV. Definição da mensagem;
  V. Os meios e suportes de comunicação blended
  VI. Definição e criação das peças de comunicação 
      adaptadas a cada suporte: do layout aos 
      conteúdos.
  VII. Elaboração do cronograma/calendarização com 
       as ações de comunicação;
  VIII. Orçamentação de todas as ações de 
        comunicação;
  IX. Avaliação e Métricas; 
  XX. Contingências e responsabilidades.  
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência 
Nesta época, a avaliação da UC é contínua e resulta da seguinte média ponderada: Participação - 15% + Trabalho Teórico Prático - 50% + Apresentação de Trabalho 35%. O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT. 
Avaliação por Exame
Nesta época, a avaliação da UC resulta da seguinte média ponderada: Trabalho Teórico Prático, cujo enunciado é divulgado no decorrer do semestre - 50% e Apresentação do Trabalho 50%. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias antes da sua defesa. Nesta UC aplica-se o ponto 3 do artº 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT (exclusão de Exame). O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Trabalhadores-estudantes 
A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-estudantes. Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar o/a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação. 
Estudantes Erasmus
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus. Os estudantes Erasmus devem contactar o/a docente para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.
Bibliografia
          - Burnstein, J. (2011). Click, como funciona a criatividade.. Lisboa:  Estrela Polar
- Kotler, P.  e Et al, . (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London:  Prentice Hall
- Kotler, P.  e Kartajaya, H.  e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a Humanidade.. Lisboa:  Actual Editora
- Lindon, D.  e Lendrevie, J.  e Lévy, J.  e Dionísio, P.  e Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa:  Dom Quixote
- Lindon, D. (2011). Mercator - Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa:  D. Quixote
- Lupton, E.  e Cole Phillips, J.  e , . (2008). Graphic Design: The New Basics . (Vol. 1). (pp. 1-264). United States :  Princeton Architectural Press
- Lupton, E. (2014). Thinking with type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. United States:  Princeton Architectural Press
- Rasquilha, L. (2011). Publicidade - Fundamentos, estratégias, processos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa:  Gestão Plus
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- Sherin, A. (2017). Introduction to Graphic Design : A Guide to Thinking, Process & Style. (pp. 1-240). United Kingdom:  Bloomsbury Publishing
Método de Ensino
          Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa com a com projeto prático e tarefas reais a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas com carácter contínuo. 
Software utilizado nas aulas
          Apps Office;
Apps Adobe Creative Cloud.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















