Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 905471.
Docente(s)
            - Andreia Maria Alves de Almeida (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          A - Elaborar os planos de Relações Públicas, tendo em conta os objetivos da organização, segmentando e identificando as necessidades e expetativas de comunicação em diferentes públicos.
B - Compreender a existência de diversos tipos de eventos e as suas especificidades. 
C  Saber elaborar um briefing e identificar o objetivo para cada evento, assim como, todas as etapas e respetivo Planeamento Operacional para o desenvolvimento e implementação do mesmo. 
D  Saber identificar o público-alvo específico para cada ação de Relações Públicas e Gestão de Eventos. 
E - Reproduzir de forma simulada o ambiente de um departamento de comunicação. 
F - Conferir aos alunos a capacidade de adquirirem as competências necessárias para usar a linguagem adequada e a postura correta em cada evento. 
G - Elucidar os alunos da importância do trabalho em equipa na conceção dos Planos de Relações Públicas e na Organização e Gestão de Eventos. 
Programa
          1Fundamentos de Relações Públicas
a. Evolução histórica das Relações Públicas
b.Tipos e Características e estratégias
2- Introdução às Relações Públicas
a. Identificar as funções e características das Relações Públicas
b. Identificar os objetivos das Relações Públicas
c. Diferenciar Relações Públicas de Marketing
d. Públicos-alvo e stakeholders
3 - Fases da Organização e Operacionalização de Eventos
a. Definição do conceito do evento e o briefing;
b. Planeamento Geral (Objetivos; Públicos-alvo; Estratégia;) 
c. Planeamento Operacional:
 Programação e atividades do evento;
 Marketing e comunicação (Relação com os Media; Material de Comunicação);
 Gestão da equipa;
 Orçamento;
 Patrocinadores, mecenas, parceiros
 Logística;
 Checklists; 
- Controlo de Avaliação: Qualitativos e Quantitativos
4 - Protocolo
a. Importância do protocolo;
b. Protocolo empresarial e protocolo em eventos:
c. Convites;
d. Receção e apresentações;
e. Precedências;
f.Protocolo à mesa;
g.Indumentária.
 
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência:
15% | Assiduidade e participação 
35% | Trabalho de grupo.
50% | Teste escrito. 
Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que todos os elementos de avaliação tenham nota igual ou superior a 8 valores.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 19 de Outubro para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Avaliação por Exame:
Teste Escrito | 100%
O teste escrito terá a ponderação total de 100%. 
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT.
Bibliografia
          -  de Saldanha, S.  e Caetano, J.  e Isidoro, A.  e Simões, M. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. (Vol. 1). (pp. 15-2014). Lisboa:  Edições Sílabo
- Barqueiro Cabrero, J.  e Barqueiro Cabrero, M. (2007). O Livro de Ouro das Relações Públicas. (Vol. 1). (pp. 5-240). Lisboa:  Porto Editora
- Dionísio , P.  e Rodrigues , V. (2021). Mercator  O Marketing na Era Digital. (Vol. 18). (pp. 17-642). Lisboa:  Dom Quixote
- Lindon , D. (2004). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing . (Vol. 10). (pp. 8-686). Lisboa:  Dom Quixote
Método de Ensino
          - Períodos em aula com uma componente de exposição da matéria e de enquadramento teórico;
- Aulas com uma componente de prática laboratorial com os estudantes a desenvolver trabalhos práticos;
- Aulas práticas de desenvolvimento da oralidade. 
Software utilizado nas aulas
          Plataforma Teams e PPT
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















