Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054814.
Docente(s)
            - Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          1 - Acompanhar a evolução do conceito de comunicação;
2 - Analisar a emergência da comunicação enquanto problema teórico;
3 - Aprofundar alguns dos principais modelos e teorias de comunicação, bem como os principais autores.
Programa
          1 - O conceito de comunicação. Contexto das ciências sociais. Emergência dos conceitos. Principais paradigmas.  
2 - Públicos e Multidões: principais teorias  
3- McLuhan: conceitos e teorias   
4 - Palo Alto: conceitos e paradigmas 
5 - A comunicação de massas: a tradição de investigação dos efeitos.   
6 - Sociedade e Comunicação: as principais teorias. A notícia como forma de conhecimento. Agenda-setting. Notícias e o desnível de conhecimento.
Metodologia de avaliação
          AVALIAÇÃO POR FREQUÊNCIA:
2 Provas escritas - 50% cada uma
A nota final resulta da média ponderada dos alimentos de avaliação definidos e respetivos pesos.
Os alunos que não realizem as duas provas ou tenham menos de 10 em alguma delas  estão admitidos a exame. 
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhdores estudante.
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus.
ÉPOCA DE EXAME: 
- prova escrita (100%).
Passam os alunos com nota superior a 10.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhdores estudante.
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus.
Bibliografia
          - McLuhan, M. (1991). Understanding media. Boston:  MIT Press
- McQuail, D. (2004). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa:  FCG
- Tarde, G. (1992). A opinião e as massas. São Paulo:  DinaLivro
- Windahl, S. (2008). Using Communication Theory. (Vol. 1). Amsterdão:  Sano
- Wolf, M. (1985). Teorias da Comunicação. EUA:  Editorial Presença
Método de Ensino
          Exposição dos principais autores, conceitos e teorias.
Leitura comentada e discussão de artigos.
Redacção de textos críticos sobre a matéria dada.
Software utilizado nas aulas
          Não se aplica
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















