Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT , Cód. 9054812.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de:
1- Conhecer as novas plataformas digitais e as suas especificidades;
2- De as usar de forma especifica;
3- De refletirem sobre as mesmas (implicações,
formas de uso, etc.).
4- De refletir sobre as implicações comunicacionais, sociais e de alterações sociais que o uso disseminado dessas plataformas
acarreta.
Programa
A- Ciberespaço e realidade virtual;
B - arquitecturas líquidas, autoria
colaborativa e o papel do escrileitor;
C- pull vs. Push, hipertexto e
cibertexto, ludologia versus narratologia;
D-acção e percepção, interactividade e interacção, o interface;
E-Da web 1.0 à Web 3.0
Metodologia de avaliação
Avaliaçao por frequência:
- Prova escrita 100%
Avaliação por exame:
- Prova escrita 100%
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores estudantes.
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus.
Bibliografia
- Darley, A. (2002). Visual Digital Culture, surface play and spectacle in new. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Espannha, R. e Araujo, V. e Cardoso, G. (2009). Da comunicação de massa à Comunicação em rede. Porto: Porto Editora
- Miller, C. (2004). Digital Storytelling: A creators guide to interactive storytelling. Burlington: Focal Press
- Nielsen, J. Designing Web Usability. (Vol. -). (pp. ---). -: -
Método de Ensino
Aulas em regime de tutoria, teórico-práticas e práticas, com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)