Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054722.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
A Enquadrar a Assessoria de Imprensa no campo da Informação e Comunicação
B Conhecer o campo Mediático para adaptar estratégias de Assessoria de Imprensa
C Identificar objetivos de Comunicação no campo da Assessoria de Imprensa
D Dominar os procedimentos da Assessoria de Imprensa
Programa
1. A Assessoria de Imprensa
a) Enquadramento teórico da Assessoria de Imprensa
b) Evolução da Assessoria de Imprensa
c) Assessoria de Imprensa em Agências de Comunicação, em Empresas e em Organismos Públicos e Privados
d) O caso específico de Portugal
2. O Assessor de Imprensa
a) Assessor de Imprensa como fonte de informação especializada
b) Assessores de Imprensa com visibilidade mediática
c) Assessores de Imprensa versus Spin Doctors
d) Assessores de Imprensa versus Relações Públicas
3. Os Média em Portugal
a) Grupos de Comunicação
b) Referência versus Popular
c) Média especializados
d) Agenda mediática
e) Valores notícia e hierarquização da informação
4. Funções do Assessor de Imprensa
a) Relacionamento com os jornalistas
b) Gestão e negociação da informação: os timings, os exclusivos e os embargos
c) Reação perante o eventual erro
d) Zonas cinzentas: a persuasão, a mentira e as ofertas
5. Procedimentos da Assessoria de Imprensa
a) Comunicados de Imprensa
d) Entrevistas
c) Conferências de Imprensa
d) Cobertura fotográfica e audiovisual
d) Organização de eventos
6. Retorno de investimento em Comunicação
a) Advertising value equivalency
b) O clipping
Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO POR FREQUÊNCIA
- Trabalhos realizados em contexto de sala de aula 20%
- Trabalho de grupo 20%
- Participação e assiduidade 10%
- Prova escrita 50%
Nesta época, a avaliação da UC é contínua.
Os trabalhos desenvolvidos em contexto de sala de aula só poderão ser desenvolvidos pelos alunos presentes e só serão avaliados se submetidos na plataforma Moodle.
O trabalho de grupo implica também a submissão, no Moodle, de um relatório individual em que cada aluno/a explicita a sua participação ao longo do trabalho e o seu contributo para o trabalho final.
AVALIAÇÃO POR EXAME
- Prova escrita - 80%
- Trabalhos realizados em contexto de sala de aula 20%
Em Época Especial os estudantes devem contactar a docente, no decorrer da semana seguinte à divulgação do calendário de avaliação desta época, para tomarem conhecimento dos moldes da avaliação.
NOTAS IMPORTANTES:
- O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
- Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras semanas de aula por forma a definirem a sua forma de avaliação.
- Os estudantes Erasmus que tenham o Português como língua materna são avaliados da mesma forma que os estudantes ordinários; os restantes devem contactar a docente no decorrer da primeira semana depois da sua chegada.
Bibliografia
- Martins, L. (2023). Como perder uma eleição. Lisboa: Livros zigurate
- Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria. Covilhã: Editora LabCom
- Prior, H. (2021). Comunicação e Política na Era da Mediatização. Porto: Formal Press
- Ribeiro, V. (2015). Assessoria de Imprensa: Fundamentos Teóricos e Práticos. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas
Método de Ensino
Método expositivo, análise de casos concretos e produção de trabalhos ao longo do semestre, com respetiva discussão em contexto de sala de aula. Acompanhamento na organização de evento no que diz respeito a relações com os jornalistas.
Software utilizado nas aulas
Plataformas de e-learning e ferramentas de produtividade.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)