Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054710.
Docente(s)
- Andreia Maria Alves de Almeida (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
No final desta UC os alunos deverão saber colocar em prática os seguintes pontos:
a) Desempenhar tarefas ligadas à pesquisa e investigação estratégica, ao planeamento e à gestão de projetos de comunicação, nomeadamente no âmbito dos Planos de Patrocínios.
b) Reconhecer e aplicar taticamente as metodologias de Marketing e Comunicação aplicadas à tipologia de projeto em estudo.
c) Criar planos para redes sociais, gerir e implementar ações nas redes sociais.
d) Identificar campanhas de Trade Marketing estudar o que é utilizado no presente e analisar criticamente o futuro.
e) Conceber diferentes tipos de conteúdos, adequando a linguagem a redes sociais distintas.
f) Aplicar técnicas de composição visual e usar ferramentas de criação de conteúdos visuais
g) Estimular o espírito crítico, argumentativo e a tomada de decisão.
h) Desenvolver a criatividade.
i) Desenvolver as capacidades éticas e pessoais enquanto parte integrante de uma equipa.
Programa
Módulo A:
1. Gestão de Redes Sociais
1.1 Análise de redes sociais
1.2 O Cronograma de Posts
1.3 Desenvolvimento de conteúdos, tendo em conta a linguagem das várias plataformas
1.4 Plataformas de apoio à gestão de redes sociais
1.4.1 Implementação de gestão
1.4.2 Plataformas e métricas de avaliação
Módulo B:
2. Desenvolvimento de conteúdos visuais para as redes sociais
2.1 Tipos de conteúdo
2.2 Elementos base da comunicação visual (forma, estrutura, imagem, cor e tipografia)
2.3 Técnicas de composição visual adequadas a objetivos de comunicação específicos
2.4 Ferramentas para a criação de conteúdos visuais
Módulo A:
3. Trade Marketing
3.1 - Conceito de Trade Marketing
3.2 - Quais os objetivos primários e secundários
3.3 - Tipos de implementação no Trade Marketing
3.4 - Os Canais Trade
3.5 - Estratégia Trade
Módulo A:
4. Planeamento e Gestão de Patrocínios
4.1 - Dossier, Caderno ou Proposta de Patrocínio
4.2 - Carta de apresentação
4.3 - Tipos de Patrocínio
4.4 - Escalões de Patrocinadores
4.5 - Contrapartidas/Benefícios para o Patrocinador
4.6 - Gestão dos Patrocínios
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e resulta da média ponderada entre os dois módulos: Mód. A - 70% + Mód. B 30%:
Mód. A: Participação - 20% + Trab. Escritos - 40% + Trab. Práticos 40%
Mód. B: Participação - 10% + Trab. prático individual - 70% + Apresentação e defesa oral do trabalho - 20%
Nesta UC aplica-se o ponto 5 do artº 8º (obrigatoriedade de 2/3 de presenças nas aulas PL).
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
O estudante será admitido à época de avaliação por exame caso não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos elementos de avaliação.
Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar a docente responsável no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento da sua forma de avaliação.
Os estudantes Erasmus devem contactar a docente responsável para tomarem conhecimento da sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.
Avaliação por Exame:
Nota I x 50% + Nota II x 50%, sendo:
I. O aluno deve apresentar 80% dos trabalhos obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua;
II. Realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso 5 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias antes da sua realização.
Bibliografia
- Cardoso, J. (2004). Como Gerir Patrocínios com Sucesso. (Vol. 1ª Edição). (pp. 1-164). Lisboa: Edições Síbilo
- Ferreira, A. e Galvão, J. e Adas, E. (2014). Super Apresentações. Lisboa: Top Books
- Kotler, P. (2009). Administração de Marketing. Lisboa: Prentice-Hall
- Lendrevie, J. e Brochand, B. e Rodrigues, J. e Dionísio, P. (1999). Strategor. Política Global da Empresa. Lisboa: D. Quixote
- Lupton, E. (2008). Graphic Design: The New Basics. (Vol. 1). NA: Princeton Architectural Press
- Lupton, E. (2014). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students. NA: Princeton Architectural Press
- Rodrigues, J. e Dionísio, P. e Lévy, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Shering, A. (2017). Introduction to Graphic Design: A Guide to Thinking, Process & Style. NA: Bloomsbury Publishing.
Método de Ensino
1. Expositivo e demonstrativo, com apoio audiovisual.
2. Ativo (desenvolvimento de exercícios de carácter teórico-prático)
Software utilizado nas aulas
Microsoft Word
Microsoft PowerPoint
Microsoft Excel
Microsoft Teams
Zoom
Adobe Creative Cloud
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)