Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 905467.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Os estudantes devem reconhecer e analisar os principais temas da actualidade, bem como os seus protagonistas;
Devem ainda compreender as opções editoriais e jornalísticas, assim como reconhecer os processos de hierarquização da informação.
Aplicação prática através da elaboração de duas reportagens.
Programa
1 - A actualidade;
2- Os acontecimentos e os seus protagonistas;
3- O tratamento jornalístico da actualidade: as notícias, as análises, as opiniões.
4- As opções editoriais;
5- A hierarquização da informação.
6- A escolha de temas de reportagem
7- Elaboração de reportagens.
Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO POR FREQUÈNCIA:
50% - Média ponderada dos trabalhos realizados em aula e dos testes surpresa sobre a actualidade.
50% - Elaboração de duas reportagens (25% + 25%) -
A realização das duas reportagens é obrigatória para os alunos serem admitidos à época de exame e de recurso.
A realização de 75% dos testes de actualidade e trabalhos realizados em aula é obrigatória para a admissão a exame, recurso e época especial.
ÉPOCA DE EXAME (NORMAL, RECURSO E ÉPOCA ESPECIAL):
Prova escrita (50%) + Média dos trabalhos realizados e entregues em época de avaliação por frequência (50%).
Estas regras também se aplicam aos trabalhadores estudantes.
Bibliografia
- Traquina, N. (2005). Teorias do Jornalismo. (Vol. 2). São Paulo: Insular
Método de Ensino
Nas aulas teóricas-práticas descrevem-se exemplificam-se os conteúdos e propõe-se a aplicação de casos práticos, incluindo análise de conteúdos radiofónicas.
Nas aulas práticas-laboratoriais aplicam-se os conhecimentos adquiridos em ambiente real.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de fevereiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)