Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054627.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Reflectir sobre a nova realidade cibercultural que nos rodeia; o perfixo cyber e todas as suas
componentes e implicações; compreender os conceitos que a constituem e as alterações
culturais, comunicacionais e sociais.
Programa
O que é a cibercultura?
- Noerbert Wiener e o prefixo cyber;Ciberespaço e realidade virtual; Cyborg; informação e o mito da Comunicação total.
Cultura contemporânea:
- Agenciamentos contemporâneos da cibercultura:
Realidade ficcionada:
- Perspectiva cultural (livros/filmes); Social (redes sociais e realidade virtual e aumentada); Comunicacional (tecnologia e possibilidades
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Três trabalhos obrigatórios ao longo do semestre: 33%, 33%, 34% (a apresentação dos trabalhos é obrigatória).
A nota final resulta da média ponderada dos alimentos de avaliação definidos e respetivos pesos.
Dispensa de exame:
-Entrega dos 3 trabalhos obrigatórios e nota mínima de 10 em cada um dos 3 elementos de avaliação.
->O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
->A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores estudantes.
->A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes de Erasmus e internacionais.
Avaliação por Exame:
-Teste escrito - 100%
->O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
->A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores estudante.
->A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes de Erasmus e internacionais.
Bibliografia
- Felinto, E. (0). Posthuman.com: cobercultura e pós-humanismo como temas comunicacionais. Acedido em 3 de junho de 2009 em www.campos.org.br/data/biblioteca_763.pdf
- Haraway, D. (1991). A Cyborg Manifesto. Nova Iorque: Routledge
- Levy, P. (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde os alunos terão de aplicar os conhecimentos teóricos em trabalhos
práticos em contexto real.
Software utilizado nas aulas
NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)