5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT , Cód. 905485.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
A. Conhecer os princípios fundamentais do Marketing como elemento essencial para a criação de valor, para a deteção e satisfação das necessidades do consumidor.
B. Compreender, reconhecer e, acima de tudo, ser capaz de definir as ações necessárias à concretização dos objetivos estratégicos e operacionais que são o objeto da Comunicação Empresarial.
Programa
1. Introdução
1.1. Conceito
1.2. Evolução do Marketing
1.3. Interdisciplinaridades do Marketing
1.4. Marketing enquanto cultura das Organizações
2. Planeamento de Marketing
2.1. O planeamento das atividades de Marketing
2.2. O processo de planeamento
2.3. Etapas para a elaboração do plano de Marketing
3. Comportamento do Consumidor
3.1. O Marketing e o estudo do consumidor
3.2. O comportamento do consumidor individual, inter e intragrupal
3.3. Processo de decisão de compra
3.4. Estudos de Mercado
4. A Segmentação de mercado
4.1. Conceito de segmentação e segmentos
4.2. Critérios de segmentação: demográficos, psicográficos e comportamentais
4.3. Personas
5. Políticas de Marketing
5.1. Política de Produto
5.2. Política de Preço
5.3. Política de Distribuição
5.4. Política de Comunicação
6. O Marketing e a Comunicação
6.1. Ferramentas de comunicação de Marketing
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalho escrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que 8).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 10 de Novembro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Exames (Época Normal/Melhoria e Recurso/Melhoria)
Nota Final do Exame = trabalho obrigatório A (40%) + Prova escrita (60%)
Para o Exame, em época normal ou de recurso, a nota é composta pela nota do trabalho obrigatório A (elaborado na avaliação periódica) e ainda pela realização da prova escrita. Caso o aluno não tenha entregue o trabalho no decurso do semestre deverá fazê-lo até 5 dias úteis antes da data da realização do exame em causa. Se, durante a avaliação contínua, a classificação do referido trabalho tiver sido inferior a 8 valores, o aluno deve proceder à sua reformulação, com entrega nos mesmos 5 dias úteis que antecedem a data do exame. A apresentação oral terá lugar na mesma data do exame.
Bibliografia
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a humanidade.. Lisboa: Actual
- Lindon, D. (2011). Mercator XXI. Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- PHILIP, K. (2000). Administração de Marketing. Lisboa: Prentice Hall
- STAPLETON, J. (1994). Marketing. Lisboa: Editorial Presença
- VÁRIOS, . (2000). Strategor: estratégia, estrutura, decisão, identidade, política global de empresa.. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
Método de Ensino
As mais atuais e reconhecidas correntes de Marketing aplicadas são lecionadas através do método expositivo em complementaridade com um conjunto de casos de estudo reais, nacionais ou internacionais, que evidenciam os conceitos teóricos ministrados.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Plataforma e-learning Moodle, Teams, Zoom e/ou outras que venham a ser adotadas.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)