5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054817.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Esta unidade curricular pretende fomentar nos alunos a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e competências que lhes permitam:
a) Compreender as dinâmicas entre os diferentes players envolvidos na análise das audiências;
b) Identificar as características dos meios e dominar as metodologias de análise para cada tipologia de meio de comunicação, offline e online;
c) Enquadrar a temática no contexto da era digital;
d) Compreender as principais métricas de audiências;
e) Possuir um elevado grau de familiarização com os mais recentes estudos de audiências;
f) Conhecer e interpretar os principais estudos de mercado com relevância para a análise de audiências;
g) Interpretar e avaliar criticamente os resultados provenientes de análises de audiências reais, particularmente dados de cariz quantitativo.
Programa
1. Audiências
1.1. Conceito.
1.2. Principais players do mercado.
1.3. O poder e a guerra das audiências.
2. Os media offline e online
2.1. Evolução e características.
3. Métricas de eficácia nos media
3.1. Principais métricas no offline.
3.2. Principais métricas no online.
4. Os Estudos de mercado
4.1. Estudos qualitativos e quantitativos.
4.2. Tipos de estudos.
5. Os media e as audiências
5.1. Métodos de medição de audiências nos diferentes meios.
5.2. Tabelas de Publicidade.
5.3. Negociação nos media.
6. Análise dos estudos de Audiências
6.1. Análise de dados em estudos de audiências em Televisão.
6.2. Estudos de audiências em Rádio.
6.3. Estudos de audiências em Imprensa.
6.4. Estudo de Audiências em sites.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A. Trabalho de grupo: 40%
B. Prova escrita: 40%
C. Participação: 20%
Aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores, resultante da média ponderada, desde que não haja nenhum elemento de avaliação com nota inferior a 8 valores.
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado ou resultantes de plágio, parcial ou total, serão avaliados com a classificação 0 (zero). Os alunos ficam automaticamente admitidos a exame.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 28 de Março do corrente ano para definir o plano de trabalho e a calendarização, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Avaliação Final:
Exame - prova escrita (100%)
Aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores.
Nota: Caso o cenário do ensino à distância entre em vigor, a prova escrita, em avaliação contínua ou exame, poderá ser substituída pela realização de um trabalho e/ou de uma prova online e/ou prova oral.
Bibliografia
- Abrantes, J. e Davan, D. (2006). Televisão: Das Audiências aos Públicos. Lisboa: Livros Horizonte
- Elias, H. (2006). A Sociedade Optimizada pelos Media. Lisboa: MediaXXI - Formal Press
- Livingstone, S. (2004). The challenge of changing audiences: Or, what is the researcher to do in the age of internet?. Londres: Londres: LSE Research
- Portela, P. (0). Introdução aos estudos de audiência. Acedido em 16 de fevereiro de 2021 em www.cecs.uminho.pt
Método de Ensino
Método teórico e expositivo. O docente poderá adotar o papel de moderador com o objetivo de gerar o espírito analítico e crítico.
Em situação de ensino a distância, as aulas poderão recorrer ainda ao método síncrono e assíncrono e a aulas invertidas.
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/Moodle
Plataforma Teams
Zoom
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)