5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054730.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
Esta unidade curricular pretende fomentar nos alunos a aquisição de conhecimentos relativos às especificidades da Comunicação Autárquica bem como o desenvolvimento de capacidades e competências que lhes permitam:
A) Compreender a importância do poder local como elemento de proximidade com os seus públicos e de ligação com o poder central;
B) Conhecer as especificidades da comunicação autárquica, o seu paradigma e o seu papel com os seus públicos internos e externos;
C) Definir e reagir de forma adequada e adaptada às diferentes temáticas que fazem parte da agenda do universo autárquico, assim como conhecer as características de cada meio para difusão das mensagens com a eficácia pretendida;
D) Integrar a transformação digital em toda a dimensão autárquica com especial ênfase na prossecução dos princípios que regem a comunicação autárquica;
E) Estar preparados para o mercado de trabalho, em específico, no poder local.
Programa
1. Administração Pública e Entidades Autárquicas
1.1. Poder Central e Poder Local
1.2 Organização administrativa
1.3. Entidades do universo autárquico
1.4 Competências e atribuições perante a descentralização
1.5 Noções elementares de política
2. A Comunicação Autárquica
2.1. Conceito
2.2 Evolução do paradigma da Comunicação Autárquica: do monólogo ao diálogo
2.3 Distinção entre Comunicação Empresarial e Comunicação Autárquica
2.4 Públicos da Comunicação Autárquica
2.5 Funções dos gabinetes de comunicação das autarquias
3. Temáticas e Instrumentos da Comunicação Autárquica
3.1 Principais temáticas do universo comunicacional das entidades autárquicas
3.2 Principais instrumentos de comunicação tradicionais do Poder Local
4. A Comunicação Autárquica na era digital
4.1 Novos instrumentos de comunicação do Poder Local
5. O Marketing e a Comunicação Autárquica
5.1 Branding autárquico
5.2 Place branding e Citymarketing
Metodologia de avaliação
Aval. contínua
A. Trabalho de grupo: 30%
B. Prova escrita: 40%
C. Participação: 30%
Nota final da UC = (Nota A x 30%)+(Nota B x 40%) %)+(Nota C x 30%)
A classificação final resulta da média ponderada de todos os elementos de avaliação. Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que obtenham uma nota inferior a 7 valores num dos elementos de avaliação. Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Classificação mínima para aprovação à UC: 10 valores.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente, até ao dia 11 de Março do corrente ano, para definirem o plano de trabalho e calendarização, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Exames (Época Normal e Recurso)
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%)
Nota: O cenário acima está definido com base no pressuposto atual de ensino presencial. Caso o cenário do ensino à distância entre em vigor, a prova escrita, em avaliação contínua ou exame, poderá ser substituída pela realização de um trabalho e/ou de uma prova online ou oral.
Bibliografia
- Abreu, J. e Al, E. (2017). Success Full, Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses. Lisboa: Editora Idiotéque
- Figueira, A. (2011). Marketing Territorial Uma nova dimensão do Marketing . Lisboa: Mel Editora
- Macedo e Sousa, L. (2010). Abanar o poder Local Problemas e Desafios. Lisboa: Edição de autor
- Macedo e Sousa, L. (2017). Liderar na Comunicação Autárquica. Lisboa: Edição de autor
Método de Ensino
Aulas teóricas, método expositivo, exemplos e casos de estudo e aulas abertas. Será também promovida a metodologia invertida.
Prevendo limitações ao regime presencial, fruto da pandemia, poder-se-á ainda recorrer ao método síncrono e assíncrono.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Moodle
Teams
Zoom
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)