IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

[CEM] Comunicação de Crise

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054726.

Docente(s)
- João André Rozendo Nasi Pereira (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
A. Adquirir conhecimento sobre as crises empresariais.
B. Dar ferramentas aos alunos, para que consigam aplicar a melhor forma de gerir as possíveis crises a nível de comunicação.
C. Os alunos devem adquirir conhecimentos de como lidar com a crise e o que é um plano de crise.
D. Como identificar o porta-voz, em situação de crise
E. Os alunos devem conseguir identificar uma crise, ao analisar as notícias nos órgãos de comunicação social.

Programa
1.Conceito de Crise
a.Definição e Caracterização

2.Disciplinas Parceiras na Comunicação de Crise
a.Comunicação Interna
b.Recursos Humanos
c.Comunicação Externa e Gestão da Marca
d.Gestão

3.Comunicação de Crise
a.Tipos de Crise
b.Variáveis da Gestão de crise

4. Cliping de Crise
a. identificar notícias indicadoras de crise
b. Elaboração de relatórios de clipping de crise


5.Porta-voz, dentro e fora da crise
a.Identificação do Porta-voz

5.Pré-Crise
a.Plano de gestão de crises
b.Cenários de crise
c.Estratégias de resposta
d.Reparação de reputação

6.Agir na Crise
a.Identificar a crise
b.Plano de ações a seguir
c.Resolução da Crise

Metodologia de avaliação
Frequência:
10% | Participação
40% | Trabalho de grupo
50% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do teste escrito seja igual ou superior a 08 valores.

Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Exame Recurso:
100% | Teste Escrito

O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).

Bibliografia
- Lampreia, J. (2007). Da Gestão de Crise ao Marketing de Crise. Lisboa: Texto Editores
- Marques Mendes, A. e Costa Pereira, F. (2006). CRISES - de Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises.. Lisboa: Silabo
- Mocho, A. (2021). Crise nas Empresas Comunicação com os Media. Lisboa: Bnomics
- Zaremba, A. (2015). Crisis Communication: Theory and Practice.. London: M.E. Sharpe

Método de Ensino
As metodologias de ensino da unidade curricular englobam aulas expositivas e de análise teórico e aulas práticas em que é possível realizar exercícios.

Software utilizado nas aulas
NA

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado