5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054715.
Docente(s)
- António Francisco Afonso Fraqueiro (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
não aplicável
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos:
A Compreender o funcionamento da comunicação interna, nas várias organizações
B Adquirir valência, de plano de comunicação interna, para os diferentes tipos de Públicos-alvo internos
C Apreender o impacto externo da Comunicação Interna
Programa
1.Introdução ao conceito, Comunicação Interna
a.O que é a Comunicação Interna
b.Comportamento, desenvolvimento social e cultura organizacional
2.Recursos humanos, motivação e expetativas. | De acordo com o ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico.
a.Diferentes níveis de organizações
b.O papel dos profissionais de Recursos Humanos
c.Os vários níveis dos Recursos Humanos, dentro de um plano de Comunicação Interna [Vários públicos-alvo, numa só instituição]
3.Objetivos, e dinamização das políticas de Comunicação Interna.
a.Quais os objetivos principais e como os alcançar
b.Várias estratégias, tendo em conta os Públicos-Alvo
4.Comunicação Relacional, análise, desenvolvimento e funcionamento de redes internas
a.Endomarketing
b.Intranet
5.Suportes de Comunicação Interna e sua gestão
a.Os suportes que existem tendo em conta a dimensão da organização
b.Direcionar os suportes, para os vários Públicos-alvo internos
c.Como gerir os vários Públicos-Alvo
d.Como gerir as várias ações de Comunicação Interna
6. Planos de Comunicação Interna
a.Análise
b.Objetivos
c.Estratégia
d.Ferramentas de Comunicação Interna
Metodologia de avaliação
Frequência:
15% | Participação
35% | Trabalho de grupo.
50% | Teste escrito, em data de frequência. Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que a avaliação do Teste escrito seja igual ou superior a 08 valores.
Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
Exame Recurso:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
Bibliografia
- Barton, P. (2016). Maximizing Internal Communication. Strategies to turn heads, win hearts, engage employees and get results. . NY: 1ªEd. Aviva Publishers.
- Bridger, E. (2022). Employee engagement. A Practical Introduction. . NY: 3ª ed. Kogan Page Publishers.
- Broom, G. e Sha, B. (2013). Cutlip and Centers Effective Public Relations. . N Jersey. : Prentice Hall.
- Dalhman, S. e Heide, M. (2021). Strategic Internal Communication. NY: Routledge
Método de Ensino
A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado atual e novas tendências.
Aprender a fazer, desenvolvimento e implementação de ações de comunicação Interna.
Software utilizado nas aulas
não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)