5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054712.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Ao final desta unidade curricular o aluno deverá:
A. Compreender a utilização da publicidade como meio de alcançar objetivos específicos numa estratégia de comunicação integrada de Marketing;
B. Perceber o funcionamento de uma agência de publicidade como forma de inserção, de organização e produção dos fluxos internos e externos de trabalho bem como os seus processos e metodologias;
C. Reconhecer a interação da publicidade com outras ferramentas de comunicação que contribuem, em conjunto, para aumentar a eficácia dos resultados pré-definidos;
D. Utilizar adequadamente a metalinguagem da comunicação publicitária como reforço das mensagens produzidas;
E. Ser autónomo para criar, desenvolver e implementar campanhas com sentido crítico e foco nos objetivos pretendidos;
F. Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica assim como um forte sentido de equipa.
Programa
1. A Publicidade: conceitos gerais, funções e tipos.
2. A Agência de Publicidade: funções organizacionais e estrutura.
3. O Planeamento de campanhas: etapas na conceção de uma campanha publicitária.
4. A estratégia de meios: estratégias de veiculação nos meios.
5. O Branding: noções básicas, identidade e imagem de marca, tipos de marcas.
6. O Posicionamento: conceito, as perspectivas do posicionamento, etapas e mapas perceptuais.
7. As peças publicitárias: peças e respetivos meios de comunicação.
8. A Comunicação integrada de Marketing: conceito e importância de modo a garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.
9. A ativação de marcas: conceito e aplicações.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalho
escrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
A classificação final resulta da média ponderada de todos os elementos de avaliação. Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que obtenham uma nota inferior a 8 valores num dos elementos de avaliação. Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Classificação mínima para aprovação à UC: 10 valores.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 28 de Março do corrente ano, para definirem o plano de trabalhos e calendarização, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Exames (Normal e Recurso):
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%)
Nota: caso venha a ser implementada a metodologia online, em avaliação contínua e/ou exame, a prova escrita poderá ser substituída pela realização de um trabalho e/ou pela realização de uma prova escrita online e/ou prova oral.
Bibliografia
- APAN, A. (2011). REsultou: casos exemplares de comunicação publicitária eficaz. Lisboa: Verso de Capa
- Oliveira, C. (2019). Brand management na era digital e humana. A gestão para o sucesso.. Lisboa: Actual Editora
- Rasquilha, L. (2009). Publicidade - Fundamentos, estratégias, rrocessos criativos, planeamento de meios e outras técnicas de comunicação. Lisboa: Gestão Plus
Método de Ensino
Método teórico e expositivo com forte ênfase na participação reflexiva dos alunos em contexto prático. Outras metodologias ativas de aprendizagem, como aulas invertidas, análise de casos de estudo e discussão crítica de campanhas.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Moodle
Teams
Zoom
Canva
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)