Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT , Cód. 905485.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)
- Carla Dias Marques da Cruz (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N.A.
Objetivos
A. Conhecer os princípios fundamentais do Marketing como elemento essencial para a criação de valor, para a deteção e satisfação das necessidades do consumidor.
B. Compreender, reconhecer e, acima de tudo, ser capaz de definir as ações necessárias à concretização dos objetivos estratégicos e operacionais que são o objeto da Comunicação Empresarial.
Programa
1. Introdução
1.1. Conceito;
1.2. Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0.
2. Planeamento de Marketing
2.1. O processo de planeamento;
2.2. O planeamento das atividades de Marketing;
2.3. Etapas para a elaboração do plano de Marketing.
3. Comportamento do consumidor
3.1. O Marketing e o estudo do consumidor;
3.2. Processo de decisão de compra;
3.3. Estudos de Mercado.
4. Segmentação de mercado
4.1. Conceitos de segmentação e segmentos;
4.2. Critérios de segmentação: demográficos, psicográficos e comportamentais.
5. Políticas de Marketing
5.1. Política de Produto;
5.2. Política de Preço;
5.3. Política de Distribuição;
5.4. Política de Comunicação.
6. O Marketing e a Comunicação
6.1. Ferramentas de comunicação em Marketing;
6.2. Blended Marketing.
Metodologia de avaliação
Av. por frequência
A. trab. de grupo escrito com apres. oral (execução obrigatória) - 40% (60% trab. escrito + 40% apres. oral)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
Qualquer elemento de aval. com nota inferior a 8 valores remete o aluno para a época de aval. por exame.
Os trab. entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação zero.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 13/12/22, para definirem a sua forma de aval., tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Aval. por exame
Nota Final do Ex. = trab. obrig. A (40%) + Prova escrita (60%)
Para o Ex., em ép. normal, de recurso ou especial, a nota é composta pela nota do trab. obrigatório A (elaborado na aval. por frequência) e ainda pela realização da prova escrita. Caso o aluno não tenha entregue o trab. no decurso do semestre deverá fazê-lo até 5 dias úteis antes da data da realização do exame em causa. Se, durante a aval. por frequência, a classificação do referido trab. tiver sido inferior a 8 valores, o aluno deve proceder à sua reformulação, com entrega nos mesmos 5 dias úteis que antecedem a data do exame. A apres. oral terá lugar na mesma data do exame.
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT.
Bibliografia
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia para a humanidade.. Lisboa: Actual
- Lindon, D. (2011). Mercator XXI. Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- PHILIP, K. (2000). Administração de Marketing. Lisboa: Prentice Hall
- STAPLETON, J. (1994). Marketing. Lisboa: Editorial Presença
- VÁRIOS, . (2000). Strategor: estratégia, estrutura, decisão, identidade, política global de empresa.. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
Método de Ensino
As mais atuais e reconhecidas correntes de Marketing aplicadas são lecionadas através do método expositivo em complementaridade com um conjunto de casos de estudo reais, nacionais ou internacionais, que evidenciam os conceitos teóricos ministrados.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Plataforma e-learning, Teams, Zoom e/ou outras que venham a ser adotadas.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)