IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Comunicação Social

Atelier I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP + 5,50 OT , Cód. 905477.

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)
- Andreia Maria Alves de Almeida (2)
- Carla Dias Marques da Cruz (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
A. Iniciar a compreensão do aluno em relação às funções de um profissional de Comunicação
Empresarial na primeira instância da sua profissão;
B. Introduzir a metodologia de pesquisa, análise e tratamento de informação;
C. Desenvolver competências na elaboração e apresentação de relatórios e documentos analíticos.
D. Aplicar a linguagem corporativa diretamente ligada à área de estudo.
E. Promover a Comunicação e ética profissional em situações de trabalho.

Programa
Módulos A e B:

1. Comunicação oral.
a.Análise e discussão crítica de notícias de meios de comunicação social especializados a nível nacional e internacional.

2. Normas e Formatação de Trabalhos.
a.Comunicação escrita vs comunicação oral, na elaboração e apresentação de trabalhos e projetos.
b.Técnicas de defesa e apresentação oral de trabalhos e projetos.

3. Bases de Dados
a.Métodos de organização da base de dados.
b.Identificação de técnicas de organização e utilização de bases de dados em formato Excel.

4. Público-alvo e segmentação de mercado.
a.Pesquisa, análise e caracterização dos principais grupos geracionais;
b.Aplicação dos principais critérios de segmentação de mercado;
c.Personas.

5. Tabelas de Publicidade
a.Principais formatos publicitários nos diferentes meios de comunicação.
b.Pesquisa das tabelas comerciais de publicidade dos principais suportes de comunicação.
c.Orçamentação de um plano de meios.

6. Redes Sociais:
a.características e principais formas de comunicação online:
b.Características das principais redes sociais
c.Os seus públicos
d.Formas de Comunicação das principais redes sociais

7.Respostas a desafios de clientes e casos reais.

Metodologia de avaliação
Aval. por frequência
Mód. A – 67% nota final.
Mód. B - 33% nota Final.
Composição da nota (Mód. A e B):
Participação 20%
Trabalhos:
Escritos 40%
Práticos 40%
Para obter aprovação na uc:
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos módulos A e B.
Caso o aluno não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos momentos de aval., será admitido para aval. em época de exame.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar as docentes até ao dia 19 de Outubro para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Aval. por Exame
Nota Mód. A e B: Nota I x50% + Nota II x50%, sendo:
I. O aluno deve apresentar 80% dos trab. obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua;
II. realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso 5 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trab. escrito até 2 dias antes da sua realização para o correio eletrónico institucional de ambas as docentes e realizar a sua apres. oral no dia do mesmo.
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT

Bibliografia
- Galvão, J. e Adas, E. e Ferreira, A. (2014). Super Apresentações. (Vol. 1). Lisboa: Top Books
- Isidoro, A. e Saldanha, D. e Simões, J. e Caetano, S. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Sílabo
- Kotler, P. e Setiawan, I. e Kartajaya, H. (2012). Marketing 4.0 ­Mudança do tradicional para o digital. Lisboa: Actual Editora
- Lindon, D. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e Vicente, J. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

Método de Ensino
Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa através da recriação do ambiente laboral em contexto de sala de aula com diferentes projetos e tarefas a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint, plataformas de e-learning, Teams e outras que possam justificar-se necessárias.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado