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Ano Letivo: 2022/23

Comunicação Social

[CEM] Estratégias de Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054723.

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)
- Carla Dias Marques da Cruz (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
Esta unidade curricular visa aprofundar os conhecimentos lecionados em Introdução ao Marketing numa perspetiva de aprendizagem e aplicação das metodologias do planeamento de Marketing, da análise de cenários, do estudo das opções estratégicas e da tomada de decisão em função dos objetivos pretendidos.
Ao final do semestre o aluno deverá estar capacitado para:
A. Compreender o papel do Marketing nas Organizações e o respectivo contributo para a sociedade em geral.
B. Pesquisar e analisar dados de forma pragmática com vista a definir cenários e tomar decisões de Marketing de curto, médio e longo prazo.
C. Caracterizar a procura, os mercados e as necessidades do consumidor enquanto pilares da criação da proposta de valor.
D. Conhecer as estratégias de Marketing desenvolvidas por reconhecidos autores da área de forma.
E. Identificar os diferentes tipos de Marketing.

Programa
1. Marketing e a criação de valor.
1.1. Conceitos centrais.
1..2. Dimensões do Marketing.
1.3. Papéis do Marketing nas Organizações.
1.4. Planeamento estratégico e Planeamento Operacional de Marketing.

2. Pesquisa e análise em Marketing.
2.1. Análise e diagnóstico da situação.
2.2. Análise SWOT e Análise PESTAL.
2.3. Modelo das Cinco Forças de Porter.
2.4. Matriz BCG.

3. Marketing e consumo.
3.1. Tipos de Procura.
3.2. Tipos de Mercados.
3.3. Tipos de Necessidades dos clientes.

4. Estratégias de Marketing .
4.1. Estratégias Competitivas de Marketing.
4.2. Estratégias de Preços.
4.3. Estratégias para o ciclo de vida dos Produtos.
4.4. Estratégias de Promoção.
4.5. Estratégias de Marca.

5. Tipos de Marketing.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
A. trabalho de grupo com apresentação oral (execução obrigatória) - 35%
B. Trabalho individual com apresentação oral (execução obrigatória) – 35%
C. Prova escrita - 30%
Nota final da UC = (Nota A x 35%)+(Nota B x 35%)+(Nota C x 30%)
Qualquer elemento de avaliação com classificação inferior a oito valores remete o aluno para a avaliação por exame.
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 20 de Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.


Avaliação por exame
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%)

O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT.

Bibliografia
- Denis, L. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e V. Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Portugal: Dom Quixote
- Kotler, P. e Armstrong, G. (1993). Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Portugal: Actual Editora
- Pires, A. (1991). Marketing Conceitos, técnicas e problemas de gestão. Lisboa: Verbo

Método de Ensino
Aulas de natureza teóricas assim como de práticas laboratoriais acompanhadas por uma forte componente prática, seja pelo recurso a exemplos reais, seja pela realização de exercícios ou pequenos trabalhos de campo a desenvolver pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint.
Plataforma e-learning.
Plataforma Teams.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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