Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 905472.
Docente(s)
            - Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          No final da uc o aluno deverá saber:
A. aplicar um conjunto de competências orais e escritas em situações comunicativas diversas no âmbito da Comunicação Empresarial;  
B.  interpretar e produzir textos de tipologias várias usando a língua inglesa de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais; 
C. reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área da Comunicação Empresarial; 
D. consolidar as componentes da língua como o léxico.
Programa
          1. A Comunicação Empresarial: carreiras profissionais nos dias de hoje e a competitividade do mercado.
2. Marketing e Publicidade:  Marketing Mix, Análise SWOT, Estratégias de Marketing e Canais.
3. Vocabulário específico utilizado na área da Comunicação Empresarial aplicado em simulações de contexto real.  
4. Itens gramaticais em contexto: Verb Tenses, Connectors, Conditionals, Reported Speech, Relative Clauses, Word Formation, Adjectives (comparatives and superlatives).
Metodologia de avaliação
          *Avaliação por Frequência
 1 teste escrito  60% 
 Trabalhos práticos realizados em sala de aula, participação nas aulas (componentes escrita e oral), assiduidade e empenho  20% 
 Realização de 1 trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral  20% 
Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que não apresentem o trabalho de pesquisa (escrito e oral).
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes de avaliação acima definidas. 
 
A avaliação dos Trabalhadores-estudantes consiste em:
 1 teste escrito  70% 
 Realização de um trabalho de pesquisa obrigatório escrito com apresentação oral  30% 
 
* Avaliação por Exame
 Prova escrita  70%
 Trabalho de pesquisa escrito e oral  30% (entrega e apresentação oral no dia do exame)
Em caso de melhoria, o exame escrito vale 100%, não sendo contabilizado o trabalho de pesquisa.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas componentes acima definidas. 
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo
11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
          - Dooley, J.  e Evans, V. (2016). On Screen - B2. United Kingdom:  Express Publishing
- Gore, S. (2015). English for Marketing and Advertising. Oxford:  Oxford University Press
- Lindsey, M.  e Farral, C. (2009). Professional English in Use - Marketing. Cambridge:  Cambridge University Press
- Meerman Scott, D. (2022). The new rules of Marketing & PR. (Vol. 1). New Jersey:  John Wiley & Sons
- Naunton, J. (2012). Profile 2 - Intermediate Student's Book. Oxford:  Oxford University Press
- Robinson, N. (2015). Cambridge English for Marketing. Cambridge:  Cambridge University Press
Método de Ensino
          Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de reading, listening, speaking e writing com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos. Realização de trabalhos práticos no âmbito do futuro contexto profissional
Software utilizado nas aulas
          NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















