Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054715.
Docente(s)
            - Carla Dias Marques da Cruz (1)
- Ana Andreia Alves Garcia  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Esta unidade curricular tem como objetivos: 
A  Compreender o papel e o funcionamento da comunicação interna, nas várias organizações. 
B  Refletir sobre a importância da comunicação com os colaboradores para as organizações.
C  Reconhecer as principais tendências na área da comunicação com colaboradores/interna.
D  Conceber suportes de comunicação interna adequados aos diferentes públicos.
E  Adquirir competências para a elaboração de um plano de comunicação interna.
Programa
          1.Introdução ao conceito, Comunicação Interna 
a. O que é a Comunicação Interna 
b.  Articulação com outras disciplinas (e.g. Recursos Humanos; Marketing; Assessoria de Imprensa).
c. Impacto externo da Comunicação Interna
d. Comunicação interna e responsabilidade social corporativa
2.Recursos humanos, motivação e expetativas
a. O papel dos profissionais de Recursos Humanos 
b. Os vários níveis dos Recursos Humanos, dentro de um plano de Comunicação Interna [Vários públicos, numa só instituição] 
c. Análise comportamental DISC
d. O papel da Felicidade Corporativa
3.Comunicação Relacional, análise, desenvolvimento e funcionamento de redes internas 
a. Intranet 
b. Rede Social colaborativa
c. Networking  O papel do Linkedin
d. Team Bulding
e. Análise de estudos de caso
4.Suportes de Comunicação Interna e sua gestão 
a. Funções, objetivos e suportes de comunicação interna: Manual do Colaborador; Newsletter; Reuniões presenciais; videoconferências; Caixa de sugestões; Quadro de Avisos; podcast; Jornal interno; Televisão interna, Relatórios, entre outros.
b. Análise de suportes de comunicação interna
5. Planos de Comunicação Interna 
a. Análise/auditoria
b. Planificação (Objetivos, Públicos e Mensagens)
c. Implementação 
d. Avaliação
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência:
20% | Participação (Organização de 1 evento de team bulding para todos os alunos da turma; Elaboração de um guia de boas práticas de comunicação interna; elaboração de um manual de acolhimento).
40% | Trabalho Individual  Elaboração de um suporte de comunicação interna + Trabalho explicativo (escrito) sobre a sua importância (até 10 páginas) e Apresentação em Aula
40% | Trabalho de Grupo  Elaboração de um Plano de Comunicação Interna e Apresentação na Aula.
Se o/a aluno/a tiver classificação inferior a 8 valores em qualquer elemento de avaliação é admitido a exame.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 17 de Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC. 
Avaliação por Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre.
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT.
Bibliografia
          - Barton, P. (2016). Maximizing Internal Communication. Strategies to turn heads, win hearts, engage employees and get results. .  NY:  1ªEd. Aviva Publishers.
- Bridger, E. (2022). Employee engagement. A Practical Introduction. . NY:  3ª ed. Kogan Page Publishers.
- Broom, G.  e Sha, B. (2013). Cutlip and Centers Effective Public Relations. . N Jersey. :  Prentice Hall.
- Dalhman, S.  e Heide, M. (2021). Strategic Internal Communication. NY:  Routledge
Método de Ensino
          A aprendizagem teórica é complementada pela análise prática de casos reais, permitindo uma aprendizagem mais vocacionada para o mercado atual e novas tendências.
Aprender a fazer, desenvolvimento e implementação de ações de comunicação Interna.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















