Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 905471.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)
- Andreia Maria Alves de Almeida (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
A - Elaborar os planos de Relações Públicas, tendo em conta os objetivos da organização, segmentando e identificando as necessidades e expetativas de comunicação em diferentes públicos.
B - Compreender a existência de diversos tipos de eventos e as suas especificidades.
C Saber elaborar um briefing e identificar o objetivo para cada evento, assim como, todas as etapas e respetivo Planeamento Operacional para o desenvolvimento e implementação do mesmo.
D Saber identificar o público-alvo específico para cada ação de Relações Públicas e Gestão de Eventos.
E - Reproduzir de forma simulada o ambiente de um departamento de comunicação.
F - Conferir aos alunos a capacidade de adquirirem as competências necessárias para usar a linguagem adequada e a postura correta em cada evento.
G - Elucidar os alunos da importância do trabalho em equipa na conceção dos Planos de Relações Públicas e na Organização e Gestão de Eventos.
Programa
1Fundamentos de Relações Públicas
a. Evolução histórica das Relações Públicas
b.Tipos e Características e estratégias
2- Introdução às Relações Públicas
a. Identificar as funções e características das Relações Públicas
b. Identificar os objetivos das Relações Públicas
c. Diferenciar Relações Públicas de Marketing
d. Públicos-alvo e stakeholders
3 - Fases da Organização e Operacionalização de Eventos
a. Definição do conceito do evento e o briefing;
b. Planeamento Geral (Objetivos; Públicos-alvo; Estratégia;)
c. Planeamento Operacional:
Programação e atividades do evento;
Marketing e comunicação (Relação com os Media; Material de Comunicação);
Gestão da equipa;
Orçamento;
Patrocinadores, mecenas, parceiros
Logística;
Checklists;
- Controlo de Avaliação: Qualitativos e Quantitativos
4 - Protocolo
a. Importância do protocolo;
b. Protocolo empresarial e protocolo em eventos:
c. Convites;
d. Receção e apresentações;
e. Precedências;
f.Protocolo à mesa;
g.Indumentária.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
15% | Assiduidade e participação
35% | Trabalho de grupo.
50% | Teste escrito.
Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que todos os elementos de avaliação tenham nota igual ou superior a 8 valores.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 19 de Outubro para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Avaliação por Exame:
Teste Escrito | 100%
O teste escrito terá a ponderação total de 100%.
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT.
Bibliografia
- de Saldanha, S. e Caetano, J. e Isidoro, A. e Simões, M. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. (Vol. 1). (pp. 15-2014). Lisboa: Edições Sílabo
- Barqueiro Cabrero, J. e Barqueiro Cabrero, M. (2007). O Livro de Ouro das Relações Públicas. (Vol. 1). (pp. 5-240). Lisboa: Porto Editora
- Lindon , D. (2004). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing . (Vol. 10). (pp. 8-686). Lisboa: Dom Quixote
- Rodrigues , V. e Dionísio , P. (2021). Mercator O Marketing na Era Digital. (Vol. 18). (pp. 17-642). Lisboa: Dom Quixote
Método de Ensino
- Períodos em aula com uma componente de exposição da matéria e de enquadramento teórico;
- Aulas com uma componente de prática laboratorial com os estudantes a desenvolver trabalhos práticos;
- Aulas práticas de desenvolvimento da oralidade.
Software utilizado nas aulas
Plataforma Teams e PPT
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)