5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054818.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Tomar consciênica do Poder da Comunicação, em geral, e dos Média, em particular, sinalizando circunstâncias e momentos em que esse Poder mais se verifica.
Identificar diferentes discursos produzidos nos e pelos Média em função das suas características, público-alvo e objetivos. Compreender as opções, em termos de conteúdos e de discurso produzido, enquadradas na lógica editorial, mas também na lógica da responsabilidade social inerente aos Média.
Programa
O poder da Comunicação e funções dos Média: da contextualização histórica até à atualidade.
Características dos diferentes tipos de Média: referência, popular, 'híbrido' 'alternativo' e independente.
O discurso jornalístico: opções editoriais em relação a determinados temas.
As causas dos Média: o papel dos Média em assuntos determinantes e/ou fraturantes.
Representações nos Média: as minorias e os assuntos fora das agendas.
Metodologia de avaliação
Frequência:
Uma prova escrita (70%) e um trabalho individual de análise (30%)
Exame:
Uma prova escrita (100%)
Em qualquer das épocas os estudantes são aprovados quando obtêm a classificação final mínima de 9,5 valores.
Bibliografia
- Freire, I. (2020). Sexualidades, Media e Revolução. Lisboa: Imprensa Ciências Sociais
- GarretT, P. e Bell, A. (2003). Approaches to Media Discourse. London: Blackwell
- Lemos Martins (ed), M. (2020). Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública - O séc. XXI em debate. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
- Rebelo, J. (2000). O discurso do Jornal. Lisboa: Editorial Notícias
- Sousa (ed), H. (2017). Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios. Braga: Centro de Estudos e Comunicação da Universidade do Minho
Método de Ensino
Apresentação e exposição de conceitos teóricos que enquadram o contexto mediático. Análise de conteúdos jornalísticos. Estímulo à reflexão sobre os diferentes temas abordados.
Software utilizado nas aulas
NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 23 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)