4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 9054816.
Docente(s)
            - Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          A.I-Desenvolver a capacidade de reflexão sobre   os momentos fundamentais do pensamento e da literatura em Portugal no Séculos XX e no dealbar do Século XXI;
I- 1. apreender e aprofundar o constructo teórico da literatura. 
I-2. Compreender o papel da literatura na construção das identidades e formas de pensamento cultural e social
I-3. Apreender o contributo  reflexivo dos três grandes pensadores escolhidos.
B. Contextualizar autores e obras da literatura Portuguesa  Reconhecer Escolas, movimentos e correntes literárias da contemporaneidade e hodiernidade e percecionar o seu enquadramento na literatura europeia e mundial. 
C.Encontrar o social e a cronotopia nos textos dos autores, de acordo com o conhecimento adquirido sobre anàlise socio-literária.
Programa
          I.	Introdução; A literatura-objeto e natureza; conceitos 
1.	Literatura, Identidade e Memória
1.1 a literatura como arte e a literatura como representação do mundo.
1.2. a literatura como veiculo identitário e como reformulação da memória.
2.	O dialogismo com o Outro
2.1.	Literatura Portuguesa e do Mundo: olhar-nos conhecendo os outros
3. Os movimentos culturais que consubstanciam a modernidade
II.  Literatura e Pensamento  em Portugal -  das primeiras décadas até aos anos sessenta do século XX 
1.Os movimentos, correntes e autores, as formas de escrituralidade.
2. o Pensamento cultural Português
III.	A Hodiernidade 
1.	As manifestações culturais do Portugal Democrático/Europeu
1.1.. As literaturas em Língua Portuguesa
2. A literatura finissecular e hodierna
2.1. a desconstrução dos géneros literários
2.2. as novas formas de representação literário do mundo.
Leitura e discussão de ensaios e de obras literárias
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência (contínua e cumulativa):
- Dissertação em aula de um tema proposto/ discussão de uma obra literária (25%) 
- Trabalho temático c/discussão (30%) nota mínima 10 valores
- Prova escrita (45%); nota mínima 8 valores
 A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em avaliação por frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores. 
Avaliação por exame ( normal e recurso):
- prova escrita 100%
Obs. A prova escrita em exame incidirá sobre os conteúdos programáticos e uma obra literária discutida em aula.
Bibliografia
          - Bourdieu, P. (1996). As Regras da Arte genese e estrutura do Campo Literário. lisboa:  Editorial Presença
- D'Oliveira Martins, G. (2007). Portugal, Identidade e Diferença. lisboa:  Gradiva
- Lourenço, E. (2001). Labirinto da Saudade. lisboa:  Gradiva
- Prado Coelho, E. (2004). O fio da modernidade. lisboa:  Noticias
- Silva, A. (2000). Ensaios sobre literatura...;. (Vol. I; II). Lsboa:  Ancora
- Benjamin, W. (2016). Ensaios sobre literatura. lisboa:  Assirio e Alvim
Método de Ensino
          a)Aulas teóricas expositivas consubstanciadas nas teorias fundamentais.
b) Aulas teórico/práticas de leitura e análise das obras e textos de reflexão.
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint
Moodle
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















