5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054732.
Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Nível A2 de Francês do QCERL.
Objetivos
A. Compreender informações e vocabulário do domínio dos media:
- sobre temas do quotidiano empresarial e relativos à comunicação empresarial;
B. Ler e compreender enunciados orais e escritos atinentes à temática dos media e da comunicação empresarial:
- compreender a mensagem contida nos textos publicitários;
C. Compreender informações factuais gerais e detalhadas sobre temas da atualidade, relativos à comunicação social e empresarial:
- compreender a mensagem contida nas informações transmitidas;
-discutir e debater as informações transmitidas nos meios de comunicação social e empresarial;
D. Expor de forma simples temáticas relacionadas com a comunicação empresarial;
E. Selecionar, tomar notas e proceder ao tratamento de informação e textos;
F. Escrever textos de variadas temáticas relacionadas com a comunicação empresarial;
ODS
5- Igualdade de género.
10- Reduzir desigualdades.
Programa
1. A comunicação empresarial e comercial: conceitos:
1.1-Mercado e agentes;
1.2-Estudo de mercado;
1.3-Identificar o produto.
2.Comunicação Empresarial - uma linguagem específica:
2.1. O produto;
2.1.1. Posicionamento;
2.1.2. Marca;
2.1.3. Embalagem;
2.2. A publicidade nos Media.
2.3. Publicidade Direta.
2.4. PLV (publicidade no local de venda).
2.5. Promoção.
3- O Marketing - conceitos:
3.1- Plano de comunicação;
3.2- Promoção e divulgação de um produto/marca.
4. Estruturas gramaticais em conformidade com os conteúdos.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Frequência: 70%
Trabalho de Pesquisa com apresentação oral: 20%;
Trabalhos em aula: 10%
A obtenção de classificação inferior a 8 (oito) valores num dos elementos de avaliação contínua determina a admissão imediata a exame final.
Avaliação Periódica(estudantes trabalhadores-estudante ou abrangidos por outros estatutos legais):
Frequência: 80%(nota mínima de admissão à prova oral: 8 valores);
Trabalho de Pesquisa com apresentação oral: 20%
Avaliação Final:
Exame: 80%; (nota mínima de admissão à prova oral: 8 valores)
Prova oral: 20%
Exame de Recurso: 100%
Os alunos obtêm aprovação à unidade curricular quando a classificação é igual ou superior a 10 (dez) valores, nos itens referidos como elementos da avaliação contínua ou final.
Bibliografia
- A, A. (2011). Pour parler Affaires. Paris: Maison des langues
- A, A. (2015). Apprends et révise la grammaire. Gramática prática do Francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- A, A. (2016). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: HATIER
Método de Ensino
a)Aulas teóricas e teórico-práticas;
b)Trabalho a pares;
c)Compreensão oral global e detalhada;
d)Apresentações orais;
e)Produções orais e escritas;
f)Pesquisa;
g)Fichas de aula;
i)Trabalho de investigação (apresentação oral e escrita);
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 23 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)