IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Comunicação Social

[CEM] Francês Aplicado à Comunicação Empresarial

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054732.

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Nível A2 de Francês do QCERL.

Objetivos
A. Compreender informações e vocabulário do domínio dos media:
- sobre temas do quotidiano empresarial e relativos à comunicação empresarial;
B. Ler e compreender enunciados orais e escritos atinentes à temática dos media e da comunicação empresarial:
- compreender a mensagem contida nos textos publicitários;
C. Compreender informações factuais gerais e detalhadas sobre temas da atualidade, relativos à comunicação social e empresarial:
- compreender a mensagem contida nas informações transmitidas;
-discutir e debater as informações transmitidas nos meios de comunicação social e empresarial;
D. Expor de forma simples temáticas relacionadas com a comunicação empresarial;
E. Selecionar, tomar notas e proceder ao tratamento de informação e textos;
F. Escrever textos de variadas temáticas relacionadas com a comunicação empresarial;

ODS
5- Igualdade de género.
10- Reduzir desigualdades.

Programa
1. A comunicação empresarial e comercial: conceitos:
1.1-Mercado e agentes;
1.2-Estudo de mercado;
1.3-Identificar o produto.
2.Comunicação Empresarial - uma linguagem específica:
2.1. O produto;
2.1.1. Posicionamento;
2.1.2. Marca;
2.1.3. Embalagem;
2.2. A publicidade nos Media.
2.3. Publicidade Direta.
2.4. PLV (publicidade no local de venda).
2.5. Promoção.
3- O Marketing - conceitos:
3.1- Plano de comunicação;
3.2- Promoção e divulgação de um produto/marca.

4. Estruturas gramaticais em conformidade com os conteúdos.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Frequência: 70%
Trabalho de Pesquisa com apresentação oral: 20%;
Trabalhos em aula: 10%

A obtenção de classificação inferior a 8 (oito) valores num dos elementos de avaliação contínua determina a admissão imediata a exame final.

Avaliação Periódica(estudantes trabalhadores-estudante ou abrangidos por outros estatutos legais):
Frequência: 80%(nota mínima de admissão à prova oral: 8 valores);
Trabalho de Pesquisa com apresentação oral: 20%

Avaliação Final:
Exame: 80%; (nota mínima de admissão à prova oral: 8 valores)
Prova oral: 20%

Exame de Recurso: 100%

Os alunos obtêm aprovação à unidade curricular quando a classificação é igual ou superior a 10 (dez) valores, nos itens referidos como elementos da avaliação contínua ou final.

Bibliografia
- A, A. (2011). Pour parler Affaires. Paris: Maison des langues
- A, A. (2015). Apprends et révise la grammaire. Gramática prática do Francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- A, A. (2016). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: HATIER

Método de Ensino
a)Aulas teóricas e teórico-práticas;
b)Trabalho a pares;
c)Compreensão oral global e detalhada;
d)Apresentações orais;
e)Produções orais e escritas;
f)Pesquisa;
g)Fichas de aula;
i)Trabalho de investigação (apresentação oral e escrita);

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 23 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado