5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054722.
Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
a) Estudar o espaço que Assessoria de Imprensa ocupa na comunicação organizacional e nos planos de comunicação.
b) Identificar oportunidades de comunicação, para organizações, produtos e empresas
c) Identificar objetivos de comunicação e mensagens chave, tendo em conta o posicionamento da instituição/empresa representada
d) Definir ações de comunicação a realizar
e) Capacitar o discente para abordar os órgãos de comunicação social(OCS) e como adaptar a comunicação para cada OCS, tendo em conta a linguagem do mesmo.
f) Definir objetivos para a comunicação a realizar.
g) Ir ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Programa
1.O que é a assessoria de imprensa
a) O que é a assessoria de imprensa
b) Qual o objetivo da assessoria de imprensa
2. As tarefas do assessor de imprensa
a) Funções de um assessor de imprensa
b) Quais os maiores desafios para um assessor de imprensa
c) Assessor de imprensa VS relações públicas
3. Os meios de comunicação social em Portugal
a) Quais são os meios em Portugal e em que grupos se inserem
b) As redes sociais como meios de comunicação social
c) Os key opinon formers e key opinion leaders do meio online
4. O plano de ação integrado
a) Como elaborar um plano de ação
b) Retorno de investimento em comunicação
c) Advertising value equivalency
5. A relação com os Jornalistas, Bloguers, Influencers das redes sociais
a) Como elaborar um comunicado de imprensa e como utilizá-lo
b) A agenda mediática
c) Como identificar o caracter noticioso da informação
d) O clipping
e) A Importância da adaptação da linguagem, tendo em conta os meios de comunicação
I. Como abordar o jornalista
II. Como abordar Bloguers e influencers
6. A importância de um porta Voz
a) O que é um porta-voz e quais as suas tarefas
b) Media training
Metodologia de avaliação
20% | Trabalhos pontuais e curtos, individuais. Discussão de temas inerentes ao ponto da aula abordado.
30% | Trabalho de grupo.
Desenvolvimento (70%)
Apresentação (30%)
50% | Prova escrita.
Se o aluno, não comparecer a 2/3 das sessões é admitido a exame.
Exame:
100% | Prova Escrita
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
Exame Recurso:
100% | Prova Escrita
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
Caso o cenário do ensino à distância entre em vigor, a prova escrita, em avaliação contínua ou exame, poderá ser substituída pela realização de um trabalho e/ou de uma prova online e/ou oral, mantendo-se os pesos atribuídos a cada elemento de avaliação, tendo em conta a época em causa.
Bibliografia
- Beirão, I. e Caetano, J. e Vasconcelos, M. e Caetano, P. e Vasconcelos, P. (2010). O Essencial sobre Assessoria de Imprensa. (Vol. 1). (pp. 5-81). Coimbra: Angelus Novus
- Santos, R. (2006). A Fonte Não Quis Revelar - um estudo sobre a produção de notícias. Porto: Campo da Letras
(2007). Assessoria de Imprensa - Como se relacionar com a Mídia. São Paulo: Contexto
(2008). Media Relations: Concepts and Principles for Effective Public Relations Practice. Colorado: Outskirts Press
(2009). Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. Brasil: Summus Editorial
(2013). On Deadline: Managing Media Relations. Illinois: Waveland Press, Inc.
Método de Ensino
1) Metodologia expositiva
2) Metodologia ativa
Se necessário, devido a confinamento: aulas à distância, síncrono e assíncrono, utilizando as plataformas M. Teams ou Zoom. Ferramentas de apoios: email, WhatsApp e tutoria
Software utilizado nas aulas
Ferramentas do Word
Microsoft Teams
Zoom
Goggle Forms
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)