Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054819.
Docente(s)
            - Hália Filipa da Costa Santos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Na componente da Ética, enquadrar e analisar temáticas transversais ao exercício do Jornalismo e da Comunicação Empresarial.
Na componente do Direito, reconhecer e fazer uma análise jurídica básica dos múltiplos problemas jurídicos característicos da Comunicação Social e da legislação aplicável.
Programa
          Ética e Deontologia
1. Noções de Ética e contextualização teórica
2. Códigos de Ética, Códigos Deontológicos, Livros de Estilo, Provedores e Auto Regulação 
3.Ética e Deontologia no Jornalismo: análise de casos
4. Ética na Comunicação Audiovisual: análise de casos 
5. Ética nas Relações Públicas: análise de casos
6. Ética na Publicidade  
 
Direito da Comunicação 
CAPÍTULO I 
FONTES DO DIREITO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL (1T) 
1. A Constituição da República Portuguesa - Princípios e Direitos Fundamentais 
2. Convenções Internacionais 
3. Direito Comunitário 
4. Direito Interno 
CAPÍTULO II 
OS DIREITOS DOS JORNALISTAS (3T) 
1. A liberdade de expressão e de informação 
2. O Direito de acesso às Fontes de Informação  
3. O Direito de sigilo profissional  
4. A garantia de independência  
5. O direito de participação  
6. Liberdade de expressão e de criação  
6.1. Regime geral do direito de autor  
6.2. O direito de autor e a proteção de obras jornalísticas  
CAPÍTULO III 
A LIBERDADE DE EMPRESA (2T) 
1. O direito à livre criação de jornais 
2. O direito à criação de empresas de radiodifusão sonora televisiva 
CAPÍTULO IV 
GARANTIAS DE INDEPENDÊNCIA E PLURALISMO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL (3T) 
1. Os princípios fundamentais 
2. O serviço público de rádio e televisão  
CAPÍTULO V 
LIMITES À LIBERDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (3T) 
1. Infrações cometidas através da Comunicação Social  
1.1. Responsabilidade Criminal, Civil e Contraordenacional 
1.2. Responsabilidade disciplinar dos Jornalistas 
2. O direito de resposta e retificação 
3. Os limites positivos e negativos à liberdade de programação 
CAPÍTULO VI 
PUBLICIDADE (3T) 
1. Noção e modalidades da comunicação comercial audiovisual. 
2. Princípios gerais da publicidade e restrições ao seu conteúdo e objeto. 
3. Publicidade na televisão e na rádio.
Metodologia de avaliação
          AVALIAÇÃO EM ÉPOCA NORMAL (PERIÓDICA):
Ética: Prova escrita (80%) e trabalho individual (20%). 
Direito: Duas provas escritas(45%+45%) e Part.(10%)
Nota mínima de 10 em cada módulo, resultando a nota final da média proporcional (50%+50%)
EXAME E RECURSO:
Prova escrita: 100% (50%É+50%D)
Bibliografia
          - Baptista, C.  e Arons de Carvalho, A. (2018). Ética Jornalística para o Séc. XXI. Coimbra:  Imprensa da Universidade de Coimbra
- Camponez, C. (2011). Deontologia do Jornalismo. Coimbra:  Almedina
- Cardoso, A.  e Arons de Carvalho, A.  e Figueiredo, J. (2012). Direito da Comunicação Social. Lisboa:  Texto
- Faustino, P. (2007). Ética e responsabilidade social dos Média. Odivelas:  Formal Press
- Fidalgo, J. (2007). O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas.. Braga:  CECS
- Patrão Neves, M.  e Sampaio da Silva, R. (2017). Ética aplicada à Comunicação Social... Lisboa:  Edições 70
- Vários, A. (2007). Direito da Comunicação Social - Lições. Coimbra:  Almedina
Método de Ensino
          A matéria será apresentada de forma expositiva, com recurso a bibliografia, códigos, regulamentos, artigos de opinião e conteúdos publicados nos Média e nas Redes Sociais.
Consulta e análise de legislação. Discussão de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















