Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054814.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Acompanhar a evolução do conceito de comunicação, analisar a emergência da comunicação enquanto problema teórico e aprofundar alguns dos principais modelos e teorias de comunicação, bem como os principais autores.
Programa
1 - O conceito de comunicação. Contexto das ciências sociais. Emergência dos conceitos. Principais paradigmas.
2 - Públicos e Multidões: principais teorias
3- McLuhan: conceitos e teorias
4 - Palo Alto: conceitos e paradigmas
5 - A comunicação de massas: a tradição de investigação dos efeitos.
6 - Sociedade e Comunicação: as principais teorias. A notícia como forma de conhecimento. Agenda-setting. Notícias e o desnível de conhecimento.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
2 Provas escritas - 50% cada uma
Os alunos que não realizem as duas provas,tenham menos de 10 em alguma delas ou média das duas inferior a 10, estão admitidos a exame.
Avaliação final (exame e recurso):
- prova escrita (vale 100%).
Passam os alunos com nota superior a 10.
Bibliografia
- McLuhan, M. (1991). Understanding media. Boston: MIT Press
- McQuail, D. (2004). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: FCG
- Tarde, G. (1992). A opinião e as massas. São Paulo: DinaLivro
- Windahl, S. (2008). Using Communication Theory. (Vol. 1). Amsterdão: Sano
- Wolf, M. (1985). Teorias da Comunicação. EUA: Editorial Presença
Método de Ensino
Exposição dos principais autores, conceitos e teorias.
Leitura comentada e discussão de artigos.
Redacção de textos críticos sobre a matéria dada.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica