IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Comunicação Social

Géneros Jornalísticos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT , Cód. 905484.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Adquirir conhecimentos que permitam identificar os Géneros Jornalísticos utilizados nos Média com vista à respetiva produção. Compreender as funções de cada Género Jornalístico tendo em conta os objetivos da informação a ser transmitida e do meio em que são veiculados. Aplicar os conhecimentos teóricos na análise de artigos publicados na imprensa e /ou editados em meios audiovisuais, assim como na produção de conteúdos jornalísticos.
Conhecer os procedimentos de recolha de informação inerentes a cada Género Jornalístico, assim como a forma como essa informação deve ser tratada.

Programa
1.Notícia (3T+6PL)
1.1.Pressupostos: atualidade, veracidade, significado e interesse
1.2.As seis perguntas
1.3.Estrutura: lead, entrada e títulos
1.4.Regras de construção da notícia
1.5.A técnica das pirâmides
1.6 Abordagem jornalística/abordagem comercial
2. Entrevista (3T+6PL)
2.1.Porquê entrevistar
2.2.Ideias-chave da entrevista
2.3.Pergunta/resposta ou texto corrido
2.4.Tipos de entrevista
2.5.Preparação e antecipação de problemas
2.6.Condução da entrevista
2.8.Transcrição da entrevista
3.Reportagem (4T+8PL)
3.1.Género nobre?
3.2.Pequenas e grandes reportagens
3.4.Preparação e antecipação dos problemas
3.5. Pesquisa de informação e escolha do ângulo
3.6.Descrição de ambientes e intervenientes
4.Opinião (3T+6PL)
4.1.Um espaço diferente
4.2.Características e regras
4.3.Estilos e temáticas
4.4.Tipos de opinião
5.Suportes de Imagem (2T+4PL)
5.1.Reportagem fotográfica
5.2.Ilustração e Cartoon
5.3.Mapas e Gráficos
5.4.Infografias

Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO POR FREQUÊNCIA (CONTÍNUA):
Prova escrita online - 60% (29/jan)
Trabalhos aulas - 20%
Trabalho obrigatório - 20% (entrega a (8/jan e apresentação a 15/jan)
Nota mínima de 10 na prova escrita
AVALIAÇÃO POR EXAME (NORMAL E RECURSO):
Prova escrita online (Moodle e Teams) 50% e prova oral (Teams) 50%
A docente pode considerar o trabalho que tenha sido feito em AC.
Os trabalhadores-estudantes devem consultar a docente sobre a eventual necessidade de adaptarem a sua forma de avaliação.

Bibliografia
- Crespo, M. (2010). A última crónica. Lisboa: Alétheia
- Figueiras, I. (2018). Jornalismo em tempo de pós-verdade (ebook). Lisboa: Dumar
- Fontecuberta, M. (1999). A Notícia - pistas para compreeder o mundo. Lisboa: Editorial Notícias
- Gradim, A. (2016). Framing, o enquadramento das notícias. Lisboa: Horizonte
- Keen, M. (2002). Fotojornalismo - guia profissional. Lisboa: Dina Livro
- Pinto, M. (0). Ser jornalista hoje. Acedido em 23 de setembro de 2019 em http://www.revistaej.sopcom.pt/edicao/153
- Público, D. (2005). Livro de Estilo do Público. Lisboa: Público
- Ribeiro, V. (2009). Fontes sofisticadas de informação. Porto: Media XXI
- Rosenstiel, T. e Kovach, B. (2005). Os Elementos do Jornalismo. Porto: Porto Editora
- Silva, V. (2009). Para o estudo da Entrevista. Lisboa: Colibri
- Sousa, J. (2002). Olá Mariana - o poder da pergunta. Lisboa: Oficina do Livro
- Vegar, J. (2001). Reportagem - uma antologia. Lisboa: Assírio & Alvim

Método de Ensino
Desenvolvimento de conceitos teóricos com referências a artigos académicos e jornalísticos. Análise e identificação das características dos conteúdos jornalísticos. Apresentação/discussão de trabalhos produzidos em contexto de sala de aula.

Software utilizado nas aulas
NA



 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado