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Ano Letivo: 2020/21

Comunicação Social

[CEM] Comunicação Autárquica

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054730.

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Esta unidade curricular pretende fomentar nos alunos a aquisição de conhecimentos relativos às especificidades da Comunicação Autárquica bem como o desenvolvimento de capacidades e competências que lhes permitam:

A) Compreender a importância do poder local como elemento de proximidade com os seus públicos e de ligação com o poder central;
B) Conhecer as especificidades da comunicação autárquica, o seu paradigma e o seu papel com os seus públicos internos e externos;
C) Definir e reagir de forma adequada e adaptada às diferentes temáticas que fazem parte da agenda do universo autárquico, assim como conhecer as características de cada meio para difusão das mensagens com a eficácia pretendida;
D) Integrar a transformação digital em toda a dimensão autárquica com especial ênfase na prossecução dos princípios que regem a comunicação autárquica;
E) Aplicar os conhecimentos do Marketing ao desenvolvimento e atratividade dos territórios como forma de potenciação do desenvolvimento da região, em total confluência para o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.
F) Estar preparados para o mercado de trabalho, em específico, no poder local.

Programa
1. Administração Pública e Entidades Autárquicas
1.1. Poder Central e Poder Local
1.2 Organização administrativa
1.3. Entidades do universo autárquico
1.4 Competências e atribuições perante a descentralização
1.5 Noções elementares de política

2. A Comunicação Autárquica
2.1. Conceito
2.2 Evolução do paradigma da Comunicação Autárquica: do monólogo ao diálogo
2.3 Distinção entre Comunicação Empresarial e Comunicação Autárquica
2.4 Modelos de comunicação
2.5 Públicos da Comunicação Autárquica
2.6 Funções dos gabinetes de comunicação das autarquias

3. Temáticas e Instrumentos da Comunicação Autárquica
3.1 Principais temáticas do universo comunicacional das entidades autárquicas
3.2 Principais instrumentos de comunicação tradicionais do Poder Local

4. A Comunicação Autárquica na era digital
4.1 Novos instrumentos de comunicação do Poder Local

5. O Marketing e a Comunicação Autárquica
5.1 Branding autárquico
5.2 Place branding e Citymarketing

Metodologia de avaliação
Aval. contínua
A. Trabalho de grupo: 30%
B. Prova escrita: 40%
C. Participação: 30%
Nota final da UC = (Nota A x 30%)+(Nota B x 40%) %)+(Nota C x 30%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que 7).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente, até ao dia 19 de Março do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Exames (Época Normal e Recurso)
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%)

Nota: O cenário acima está definido com base no pressuposto atual de ensino à distância até à Páscoa e regresso ao ensino presencial a partir dessa data. Caso o cenário do ensino à distância se prolongue, a prova escrita, em avaliação contínua ou exame, poderá ser substituída pela realização de um trabalho, mantendo-se os pesos atribuídos a cada uma delas, tendo em conta a época em causa.

Bibliografia
- Abreu, J. e Al, E. (2017). Success Full, Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses. Lisboa: Editora Idiotéque
- Figueira, A. (2011). Marketing Territorial – Uma nova dimensão do Marketing . Lisboa: Mel Editora
- Macedo e Sousa, L. (2010). Abanar o poder Local – Problemas e Desafios. Lisboa: Edição de autor
- Macedo e Sousa, L. (2017). Liderar na Comunicação Autárquica. Lisboa: Edição de autor

Método de Ensino
Aulas teóricas, método expositivo, exemplos e casos de estudo e aulas abertas. Será também promovida a “metodologia invertida”.
Prevendo limitações ao regime presencial, fruto da pandemia, poder-se-á ainda recorrer ao método síncrono e assíncrono.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Moodle
Teams
Zoom

 

 

 


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