Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054725.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A UC de Estudo de Mercado visa conferir aos alunos competências aplicadas para a gestão e análise de diferentes tipologias de estudos de mercado de acordo com as exigências e condicionalismos do mercado empresarial, sem descurar o rigor técnico-cientifico que garante a validade dos dados e conhecimento produzidos pelos estudos.
A explanação teórica sobre as metodologias e métricas estatísticas mais relevantes na área da comunicação e do marketing, aliada a aplicação prática em trabalhos de investigação a desenvolver pelos alunos, potenciará uma visão assertiva desta área especializada de produção de conhecimentos que constitui a base para a definição de estratégias de marketing e comunicação, bem como para a sua posterior avaliação.
Preconiza-se que os alunos adquiram competências para identificar quais os tipos de estudos de mercado mais adequados a cada desafio, para acompanhar ou orientar a sua implementação bem como para finalmente produzir informação útil a partir dos dados quantitativos ou qualitativos recolhidos.
Programa
1.) Introdução aos estudos de mercado
Os intervenientes no Mercado
Factores a estudar
Objectivos dos estudos
Dados vs Informação
2.) Planeamento do estudo de mercado
Factores Metodológicos
Factores Económicos
Selecção e Gestão de Recursos
3.) Abordagens metodológicas
Observação Directa vs Indirecta
Métodos Qualitativos vs Quantitativos
Pesquisas Descritivas vs Causais
4.) Instrumentos de recolha de dados
Questionários (off e online)
Entrevistas
Análise de Conteúdo
Benchmark
Outros instrumentos
5.) Estudos por amostragem
Amostragem aleatória
Amostragem estratificada
Amostragens mistas e por conveniência
Erros amostrais e não-amostrais
6.) A análise de dados
Métodos de sistematização de dados
Análises sobre Base de Dados: Datamining, CRM, etc.
Ferramentas Informáticas
Exemplos do Excel, SPSS e SAS
7.) A interpretação de dados
Principais indicadores da estatística descritiva
Abordagens complementares (testes de hipóteses)
A leitura de gráficos e tabelas
8.) A apresentação da informação (NC ? 3H)
Adequação ao público-alvo
Sumários Executivos vs Relatórios Exaustivos
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
Teste escrito 60%
Trabalho prático - 40%
Avaliação por Exame
Prova Escrita 100%
Bibliografia
- GHIGLIONE, MATALON, R. (1997). O Inquérito. Oeiras: Celta
- Lopes, J. (2007). Fundamental dos Estudos de Mercado -Teoria e prática. Lisboa: Sílabo
- Reis, R.Moreira, E. (1993). Pesquisa de Mercado. Lisboa: Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas
SPSS