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Ano Letivo: 2020/21

Comunicação Social

[CEM] Estudos de Mercado

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054725.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A UC de Estudo de Mercado visa conferir aos alunos competências aplicadas para a gestão e análise de diferentes tipologias de estudos de mercado de acordo com as exigências e condicionalismos do mercado empresarial, sem descurar o rigor técnico-cientifico que garante a validade dos dados e conhecimento produzidos pelos estudos.
A explanação teórica sobre as metodologias e métricas estatísticas mais relevantes na área da comunicação e do marketing, aliada a aplicação prática em trabalhos de investigação a desenvolver pelos alunos, potenciará uma visão assertiva desta área especializada de produção de conhecimentos que constitui a base para a definição de estratégias de marketing e comunicação, bem como para a sua posterior avaliação.
Preconiza-se que os alunos adquiram competências para identificar quais os tipos de estudos de mercado mais adequados a cada desafio, para acompanhar ou orientar a sua implementação bem como para finalmente produzir informação útil a partir dos dados quantitativos ou qualitativos recolhidos.

Programa
1.) Introdução aos estudos de mercado
Os intervenientes no Mercado
Factores a estudar
Objectivos dos estudos
Dados vs Informação

2.) Planeamento do estudo de mercado
Factores Metodológicos
Factores Económicos
Selecção e Gestão de Recursos

3.) Abordagens metodológicas
Observação Directa vs Indirecta
Métodos Qualitativos vs Quantitativos
Pesquisas Descritivas vs Causais

4.) Instrumentos de recolha de dados
Questionários (off e online)
Entrevistas
Análise de Conteúdo
Benchmark
Outros instrumentos

5.) Estudos por amostragem
Amostragem aleatória
Amostragem estratificada
Amostragens mistas e por conveniência
Erros amostrais e não-amostrais

6.) A análise de dados
Métodos de sistematização de dados
Análises sobre Base de Dados: Datamining, CRM, etc.
Ferramentas Informáticas
Exemplos do Excel, SPSS e SAS

7.) A interpretação de dados
Principais indicadores da estatística descritiva
Abordagens complementares (testes de hipóteses)
A leitura de gráficos e tabelas

8.) A apresentação da informação (NC ? 3H)
Adequação ao público-alvo
Sumários Executivos vs Relatórios Exaustivos

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
Teste escrito – 60%
Trabalho prático - 40%

Avaliação por Exame
Prova Escrita – 100%

Bibliografia
- GHIGLIONE, MATALON, R. (1997). O Inquérito. Oeiras: Celta
- Lopes, J. (2007). Fundamental dos Estudos de Mercado -Teoria e prática. Lisboa: Sílabo
- Reis, R.Moreira, E. (1993). Pesquisa de Mercado. Lisboa: Sílabo

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação

Software utilizado nas aulas
SPSS

 

 

 


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