Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054724.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Ao fim desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
a) Conceber uma estratégia de comunicação de Marketing blended completamente em conformidade com os planos estratégicos de longo e de curto-prazo das organizações;
b) Definir objetivos de Marketing digital para cada um dos meios de comunicação em função das suas especificidades;
c) Compreender, definir, monitorizar e agir sobre métricas digitais;
d) Conhecer as características dos diferentes meios de comunicação online;
e) Definir, criar e adaptar conteúdos para cada meio digital;
f) Analisar processos de produção e de receção dos media online;
g) Explorar competências de auto-reflexão assim como de análise crítica de acordo com a atuação ética e profissional.
h) ODS 9 Indústria, inovação e infra-estruturas com foco na inovação e em aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e empenhar-se para oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos.
Programa
1. Marketing Digital e estratégias de comunicação integrada de Marketing
1.1. Conceito de Marketing Digital
1.2. Blended Marketing
1.3. Omnichannel e Multichannel
1.4. O consumidor digital e as tendências de consumo
1.5. Definição de estratégias de Marketing digital
2. Marketing Digital
2.1. Principais noções
2.2. Objetivos em Marketing Digital
2.3. Fontes de tráfego
2.4. Métricas no digital
2.4.1. Principais métricas
2.4.2. Relatórios
3. Meios e plataformas de comunicação online
3.1. Principais meios digitais e características
3.1.1. SMS, MMS e IM
3.1.2. Site
3.1.3. Blog
3.1.4. Podcast
3.1.5. E-mail Marketing
3.1.6. Landing pages
4. Marketing de Conteúdo
4.1. Conceito
4.2 Objetivos
4.3 Principais tipos de conteúdos
5. SEO e SEM
5.1. Principais noções
5.2. Navegabilidade e usabilidade
5.3. Google Ads
6. Social Media
6.1. Redes sociais horizontais e verticais
6.2. Facebook e Instagram Ads
7. E-commerce
7.1. Modelos de negócio: B2C, B2B, C2C/O2O, B2G/B2A e G2C
7.2. Estratégias em e-commerce
Metodologia de avaliação
Aval. contínua
A. Prova Escrita: 40%
B. Trabalhos realizados em contexto de aula: 30%
C. Projeto de Marketing Digital: 30%
Nota UC = (Nota A * 40%) + (Nota B * 30%) + (Nota C + 30%)
Aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores, resultante da média ponderada, desde que não haja nenhum elemento de avaliação com nota inferior a 8 valores.
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado ou resultantes de plágio, parcial ou total, serão avaliados com a classificação 0 (zero). Os alunos ficam automaticamente admitidos a exame.
Avaliação Final:
Exame - prova escrita (100%)
Nota final da UC = nota do exame.
Nota: O cenário acima está definido com base no pressuposto atual de ensino à distância até à Páscoa e regresso ao ensino presencial a partir dessa data. Caso o cenário do ensino à distância se prolongue, a prova escrita poderá ser substituída pela realização de um trabalho.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 19 de Março do corrente ano para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Bibliografia
- Hootsuite, . (0). Global Overview Report. Acedido em 16 de fevereiro de 2021 em https://datareportal.com/reports/digital-2021-global-overview-report
- Kartajaya, H. e Setiawan, I. e Kotler, P. (2017). Marketing 4.0 - Mudança do tradicional para o digital. Lisboa: Actual Editora
- Marques, V. (2019). Marketing de A a Z. Lisboa: Edições Digital 360
- Oliveira, C. (2020). Marketing Pós Digital O Marketing à medida do ser humano. Lisboa: Actual Editora
Método de Ensino
Método teórico, expositivo e project-based learning (PBL). O docente, em alguns contactos, adotará o papel de moderador.
Prevendo limitações ao regime presencial fruto da pandemia, poder-se-á recorrer ao método síncrono/assíncrono e aulas invertidas.
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/Moodle
Plataforma Teams
Zoom