Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054713.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Aprovação na unidade curricular de Atelier II (Perfil de Comunicação Empresarial).
Objetivos
O Atelier de Comunicação III é o culminar de um conjunto de três Ateliers de Comunicação Empresarial.
Neste sentido tem como principal foco o planeamento de Marketing Estratégico e o seu reflexo no Marketing Operacional, especificamente através da implementação, do acompanhamento e da respectiva avaliação das ações de comunicação realizadas.
No final do semestre o aluno estará capacitado para:
A. Definir estratégias de longo prazo no âmbito do Marketing estratégico
B. Analisar e tomar decisões de Marketing tendo por base os diferentes cenários possíveis
C. Incorporar a missão e valores da marca em todas as manifestações da mesma
D. Adequar as ações de comunicação às características dos mercados-alvo
E. Organizar o portfolio de produtos/serviços de uma organização
F. Sistematizar dados quantitativos e realizar a respetiva análise
G. Implementar, produzir e acompanhar ações específicas de comunicação
H. Avaliar as ações e implementar as medidas corretivas necessárias.
Programa
1. Marketing Estratégico
a. A missão e os valores da empresa
b. A identidade corporativa
c. Caracterização dos mercados-alvo
d. Portfolio de Negócios
e. Tratamento de informação quantitativa
2. Marketing Operacional
a. Da Comunicação Estratégica aos Planos de Comunicação
b. Produção de eventos offline e/ou online
c. Avaliação e medidas corretivas
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
Composição da nota:
Trabalhos:
Escritos 40%
Práticos 60%
Para obter aprovação à Unidade Curricular:
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos trabalhos.
Caso o aluno não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para avaliação em época de exame.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 27 de Novembro do corrente ano para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Ex. Normal e de Recurso:
Nota I x 75% + Nota II x 25%, sendo
I. O aluno deve apresentar 80% dos trabalhos obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua,
II. realização de uma prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso com a antecedência de 7 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias úteis antes da sua realização para o correio eletrónico institucional de ambas as docentes e realizar a sua apresentação oral no dia do mesmo.
Bibliografia
- Armstrong, G. e Kotler, P. (1991). Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil
- Rodrigues, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. e Dionísio, P. e Lévy, J. (2009). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Et al, . e Kotler, P. (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London: Prentice Hall
(2017). Marketing 4.0. Lisboa: Actual
Método de Ensino
Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa através da recriação do ambiente laboral em contexto de sala de aula com diferentes projetos e tarefas a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas.
Software utilizado nas aulas
NA