Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054712.
Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Ao final desta unidade curricular o aluno deverá:
A. Compreender a utilização da publicidade como meio de alcançar objetivos específicos de uma estratégia de comunicação integrada de Marketing;
B. Reconhecer a interação da publicidade com outras ferramentas de comunicação que contribuem, em conjunto, para aumentar a eficácia dos resultados pré-definidos;
C. Utilizar adequadamente a metalinguagem da comunicação publicitária como reforço das mensagens produzidas;
D. Perceber o funcionamento de uma agência de publicidade como forma de inserção, de organização e produção dos fluxos internos e externos de trabalho bem como os seus processos e metodologias;
E. Ser autónomo para criar, desenvolver e implementar campanhas com sentido crítico e foco nos objetivos pretendidos;
F. Conhecer o processo de criatividade, a sua importância bem como técnicas concretas para o seu desenvolvimento e implementação;
G. Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica assim como um forte sentido de equipa;
H. ODS número 10: Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países, mais especificamente, procurando ativamente garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive através da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.
Programa
1. A Publicidade: conceitos gerais, funções e tipos.
2. Comunicação integrada de Marketing: conceito e importância de modo a garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.
3. O Branding: noções básicas. Identidade e Imagem de marca.
4. O posicionamento: conceito, as perspectivas do posicionamento, etapas e mapas perceptuais.
5. Etapas na conceção de uma campanha publicitária.
6. O briefing: Como redigir o briefing e tipos de briefings.
7. A criatividade como fator de potenciação da comunicação: O processo criativo. Fontes de ideias
8. A estratégia criativa: a mensagem publicitária e o desenvolvimento criativo para os diferentes meios de comunicação
9. A ativação de marcas: conceito e aplicações.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalho
escrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 60%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for que 8).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 19 de Março do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Exames (Época Normal e Recurso):
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%)
Nota: O cenário acima está definido com base no pressuposto atual de ensino à distância até à Páscoa e regresso ao ensino presencial a partir dessa data. Caso o cenário do ensino à distância se prolongue, a prova escrita, em avaliação contínua ou exame, poderá ser substituída pela realização de um trabalho, mantendo-se os pesos atribuídos a cada uma delas, tendo em conta a época em causa.
Bibliografia
- Burnstein, J. (2011). Click, como funciona a criatividade. Lisboa: Estrela Polar
- Burstein, J. (2011). Click! Como funciona a criatividade. Lisboa: Estrelapolar
- Dionísio, P. e Lendrevie, J. e De Baynast, A. e Rodrigues, J. e Brochand, B. (2010). Publicitor - Comunicação 360º online-offline. Lisboa: Dom Quixote - Coleção Gestão & Inovação
- Oliveira, C. (2019). Brand management na era digital e humana. A gestão para o sucesso.. Lisboa: Actual Editora
Método de Ensino
Método teórico e expositivo com forte ênfase na participação reflexiva dos alunos em contexto prático. Outras metodologias ativas de aprendizagem, como aulas invertidas, método síncrono e assíncrono podem ser utilizadas para o ensino à distância.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Moodle
Teams
Zoom
Canva