Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054710.
Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves (2)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
a) Colocar em prática tarefas ligadas à pesquisa e investigação estratégica, ao planeamento e à gestão de projetos de comunicação e de empreendedorismo.
b) Reconhecer e aplicar taticamente as metodologias de Marketing e Comunicação aplicadas à tipologia de projeto em estudo.
c) Capacitar para a criação e tradução de ideias de negócio em projetos empresariais.
d) Criar e desenvolver o Plano de Marketing para a ideia empreendedora.
e) Criar planos para redes sociais, gerir e implementar ações nas redes sociais
f) Identificar campanhas de Trade Marketing estudar o que é utilizado no presente e analisar criticamente o futuro.
g) Estimular o espírito crítico, argumentativo e a tomada de decisão.
h) Desenvolver a criatividade.
i) Desenvolver as capacidades éticas e pessoais enquanto parte integrante de uma equipa.
Programa
Módulo A e B:
1. Trade Marketing
1.1 Conceito de Trade Marketing
1.2 Quais os objetivos primários e secundários.
1.3 Tipos de implementação no Trade Marketing
1.4 Os Canais Trade
1.5 Estratégia Trade
2. Gestão de Redes Sociais
2.1 Análise de redes sociais
2.2 O Cronograma de Posts
2.3 Desenvolvimento de conteúdos, tendo em conta a linguagem das várias plataformas
2.4 Plataformas de apoio à gestão de redes sociais
2.4.1 Implementação de gestão
2.4.2 Plataformas e métricas de avaliação
3. Plano de Comunicação Integrada
3.1 Análise de planos de comunicação integrada de acordo com o objetivo de desenvolvimento sustentável número 8 Trabalho digno e crescimento económico
Análise de planos de Comunicação de produto, serviços, empresas e organizações não governamentais
3.2 Identificação de mensagens-chave
3.3 Identificação de públicos-alvo
3.4 Identificação de ações de comunicação
3.5 Sugestão de próximos passos
4. Plano de Marketing
4.1. Criação de ideia inovadora de negócio de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável número 9 Indústria inovação e infraestruturas e número 17 Parcerias para a implementação dos objetivos
4.2. Técnicas de geração de ideias
4.3. Desenvolvimento do respetivo plano de Marketing.
Metodologia de avaliação
Aval.contínua
Mód. A - 75% da nota final
Mód. B 25% da nota final
Nota Final UC = (Nota Mód.A * 75%) + (Nota Mód.B * 25%)
Composição da nota (Mód. A e B):
Produção em contexto de sala de aula 50%
Trab. escritos obrigatórios 50%
Para obter aprov. à UC:
Nota mínima ou = a 10 valores resultante da média ponderada dos mód. A e B.
Admitidos a exame os alunos que obtenham uma classificação ou = a 8 valores em qualquer dos elementos de aval. ou que não apresentem 80% dos elementos de aval. nos prazos definidos.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões ou é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar as docentes até ao dia 15 de Março para definirem a sua forma de aval. tendo em conta as suas disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Aval. por Ex.:
Nota Ex./Ex. Recurso: 50% Nota Final da UC em aval. cont. + 50% Nota Ex./Ex. recurso (sendo 37% Mód A e 13% Mód B)
I. O aluno tem de apresentar 80% dos trab. escritos e práticos obrig. desenvolvidos na aval. por frequência até 5 dias úteis antes do dia do exame;
II. realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado ao secretariado com a antecedência de 5 dias úteis da data do exame. O aluno deverá enviar o trab. escrito até 2 dias úteis antes da realização do exame para o mail das docentes e realizar a sua apres. oral no dia do mesmo.
Bibliografia
- Galvão, J. e Ferreira, A. e Adas, E. (2014). Super Apresentações. Lisboa: Top Books
- Kotler, P. (2009). Administração de Marketing. Lisboa: Prentice-Hall
- Lendrevie, J. e Brochand, B. e Rodrigues, J. e Dionísio, P. (1999). Strategor. Política Global da Empresa. Lisboa: D. Quixote
- Rodrigues, J. e Dionísio, P. e Lévy, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
Método de Ensino
1) Metodologia expositiva
2) Metodologia ativa
Ensino à distância, síncrono e assíncrono, utilizando a plataforma Microsoft Teams ou Zoom, em momento de aula.
Ferramentas de apoios: tutorias
Aulas presenciais, após o término do confinamento
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Excel
Word
Teams
Zoom
Canva