Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054627.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Reflectir sobre a nova realidade cibercultural que nos rodeia; o perfixo cyber e todas as suas componentes e implicações; compreender os conceitos que a constituem e as alterações culturais, comunicacionais e sociais.
Programa
O que é a cibercultura?
- Noerbert Wiener e o prefixo cyber;Ciberespaço e realidade virtual; Cyborg; informação e o mito da Comunicação total.
Agenciamentos contemporâneos da cibercultura:
- Perspectivas cultural (livros/filmes); Social (redes sociais e realidade virtual e aumentada); Comunicacional (tecnologia e possibilidades)
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Trabalhos realizados eu aula: 25%
- 3 trabalhos obrigatórios ao longo do semestre: 25%, 25%, 25%
(a apresentação dos trabalhos é obrigatória)
Dispensa de exame:
-Entrega dos 3 trabalhos obrigatórios e média positiva nos 3 elementos de avaliação.
- Se algum dos três trabalhos tiver 8 ou menos o aluno será automaticamente admitido a exame.
Os trabalhadores estudante terão que:
- Realizar regularmente os trabalhos feitos eu aula em prazos a definir com o docente (sob a pena de perderem os 25% da nota final);
- Cumprir os prazos de entrega dos três trabalhos obrigatórios e fazer a apresentação dos mesmos.
Avaliação por Exame:
-Teste escrito - 100%
Bibliografia
- Felinto, E. (0). Posthuman.com: cobercultura e pós-humanismo como temas comunicacionais. Acedido em 3 de junho de 2009 em www.campos.org.br/data/biblioteca_763.pdf
- Haraway, D. (1991). A Cyborg Manifesto. Nova Iorque: Routledge
- Levy, P. (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde os alunos terão de aplicar os conhecimentos teóricos em trabalhos práticos em contexto real.
Software utilizado nas aulas