Publicação em Diário da República: Aviso nº 3921/2015 - 14/04/2015
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 22,50 TP , Cód. 60559.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
a)Saber caraterizar a envolvente empresarial.
b) Dominar as noções básicas de economia e marketing.
Programa
1. O ambiente envolvente e a economia;
1.1. Globalização e União Europeia;
1.2. Economia e bens económicos;
1.3. Pensamento económico, Teoria e Política;
2. Tipos de mercado e condições de equilíbrio;
2.1. Concorrência perfeita,monopólio e oligopólio;
3. Marketing na empresa e na economia;
3.1. A procura de informação sobre o mercado;
3.2. Marketing Mix.
Metodologia de avaliação
Testes de avaliação contínua.
Exame para alunos que não obtenham 10 valores de média nos testes de avaliação contínua.
Bibliografia
- Castells, M. (2000). A Era da Informação:Economia, Sociedade e Cultura. (Vol. 1). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Cesar das Neves, J. (2002). Introdução à Economia. Lisboa: VERBO
- Kotler, P. (2014). Marketing para o seculo XXI. Lisboa: Presença
- Samuelson e Northaus, P. (2005). Economia. Lisboa: Mc Grow Hill
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que os conceitos teóricos são aplicados à realidade económico-social através da resolução de trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas