Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 30,0 P + 3,0 OT , Cód. 9054815.
Docente(s)
- Maria Isabel Vaz Pitacas (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos da disciplina de Matemática do 3º Ciclo.
Objetivos
Esta unidade curricular pretende promover a aprendizagem de técnicas de Matemática e Estatística a aplicar em estudos realizados pelos próprios, no âmbito da Comunicação Social.
Pretende-se assim que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Conhecimento e compreensão: conhecer e compreender conceitos de Matemática e Estatística e suas propriedades afim de desenvolver raciocínio rigoroso e adquirir conhecimentos úteis em outras UC do curso e na vida profissional.
2. Aplicação de conhecimentos e compreensão: capacidade em relacionar conceitos e capacidade de interpretação em situações ligadas à Comunicação Social.
3. Formulação de juízos: capacidade em usar um espírito crítico na análise de resultados.
4. Competências de comunicação: capacidade em interpretar e usar simbologia matemática e em atingir maior rigor e clareza no pensamento e na linguagem.
5. Competências de aprendizagem: capacidade em estudar e pesquisar autonomamente.
Programa
1. Conceitos Elementares
1.1. Arredondamento de um número real.
1.2. Intervalos de números reais.
1.3. Gráficos Cartesianos.
1.4. Somatórios. Propriedades.
1.5. Razão entre duas grandezas. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
1.6. Regra de três simples.
1.7. Noção de percentagem.
2. Números Índices
2.1. Introdução. Objetivos. Exemplos.
2.2. Números índices simples. Propriedades.
2.3. Números índices agregados e sintéticos.
2.4. Taxa de alteração percentual.
2.5. Mudança de base.
2.6. Deflação de uma série.
3. Estatística Descritiva
3.1. Introdução.
3.2. Utilidade e aplicações da Estatística e breve resumo histórico.
3.3. Estatística Descritiva e Estatística Inferencial.
3.4. Fases do método estatístico.
3.5. Escala de Medida dos Dados.
3.6. Apresentação dos Dados.
3.7. Medidas de Localização.
3.8. Medidas de Dispersão.
3.9. Medidas de Assimetria e Achatamento.
4. Análise Bivariada de Dados
4.1. Diagrama de Dispersão
4.2. Regressão linear Simples
4.3. Correlação
4.4. Introdução a software estatístico
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
- Prova Escrita 1 (PE1) - 50%
- Prova Escrita 2 (PE2) - 50%
A PE1 (0 a 20 valores) realizar-se-á em duas partes:
- A Parte I será classificada de 0 a 4 valores e a Parte II será classificada de 0 a 16 valores.
A classificação na PE1 é igual à soma da classificação da Parte I com a classificação obtida na Parte II.
Não existe classificação mínima em nenhuma das partes.
A PE2 é classificada de 0 a 20 valores.
A classificação mínima em cada prova escrita (I e II) é de 2 valores.
O aluno é dispensado de Exame e é Aprovado se a classificação final for igual ou superior a 9.5 valores.
Avaliação por exame
- Prova Escrita 100%
O aluno fica aprovado à UC se a classificação final do Exame for igual ou superior a 9.5 valores.
Bibliografia
- Barroso, M. e Sampaio, E. e Ramos, M. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais. Lisboa: Edições Sílabo
- Bispo, R. e Maroco, J. (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. Lisboa: Climepsi Editores
- Cabral, J. e Campos, R. (2010). Estatística. Lisboa: Edições Profissionais Sociedade Unipessoal
Método de Ensino
Exposição teórica e consolidação dos conhecimentos através da resolução de exercícios práticos.
Software utilizado nas aulas
Ferramentas de produtividade e elearning.