Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 30,0 P + 3,0 OT , Cód. 9054815.
Docente(s)
            - Maria Isabel Vaz Pitacas (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos da disciplina de Matemática do 3º Ciclo.
Objetivos
          Esta unidade curricular pretende promover a aprendizagem de técnicas de Matemática e Estatística a aplicar em estudos realizados pelos próprios, no âmbito da Comunicação Social. 
Pretende-se assim que os alunos desenvolvam as seguintes competências: 
1. Conhecimento e compreensão: conhecer e compreender conceitos de Matemática e Estatística e suas propriedades afim de desenvolver raciocínio rigoroso e adquirir conhecimentos úteis em outras UC do curso e na vida profissional.
2. Aplicação de conhecimentos e compreensão: capacidade em relacionar conceitos e capacidade de interpretação em situações ligadas à Comunicação Social. 
3. Formulação de juízos: capacidade em usar um espírito crítico na análise de resultados.
4. Competências de comunicação: capacidade em interpretar e usar simbologia matemática e em atingir maior rigor e clareza no pensamento e na linguagem. 
5. Competências de aprendizagem: capacidade em estudar e pesquisar autonomamente.
Programa
          1.	Conceitos Elementares 
1.1.	Arredondamento de um número real.
1.2.	Intervalos de números reais. 
1.3.	Gráficos Cartesianos.
1.4.	Somatórios. Propriedades.
1.5.	Razão entre duas grandezas. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais.
1.6.	Regra de três simples. 
1.7.	Noção de percentagem.
2.	Números Índices 
2.1.	Introdução. Objetivos. Exemplos.
2.2.	Números índices simples. Propriedades.
2.3.	Números índices agregados e sintéticos.
2.4.	Taxa de alteração percentual.
2.5.	Mudança de base.
2.6.	Deflação de uma série.
3.	 Estatística Descritiva
3.1.	Introdução.  
3.2.	Utilidade e aplicações da Estatística e breve resumo histórico.
3.3.	Estatística Descritiva e Estatística Inferencial.
3.4.	Fases do método  estatístico.
3.5.	Escala de Medida dos Dados.
3.6.	Apresentação dos Dados.
3.7.	 Medidas de Localização.
3.8.	 Medidas de Dispersão.
3.9.	 Medidas de Assimetria e Achatamento.
4.	Análise Bivariada de Dados
4.1.	Diagrama de Dispersão
4.2.	Regressão linear Simples
4.3.	Correlação
4.4.	Introdução a software estatístico
Metodologia de avaliação
                    
                     Avaliação por frequência
- Prova Escrita 1 (PE1) - 50%
- Prova Escrita 2 (PE2) - 50%
A PE1 (0 a 20 valores) realizar-se-á em duas partes:
- A Parte I será classificada de 0 a 4 valores e a Parte II será classificada de 0 a 16 valores.
A classificação na PE1 é igual à soma da classificação da Parte I com a classificação obtida na Parte II. 
Não existe classificação mínima em nenhuma das partes.
A PE2 é classificada de 0 a 20 valores.
A classificação mínima em cada prova escrita (I e II) é de 2 valores.
O aluno é dispensado de Exame e é Aprovado se a classificação final for igual ou superior a 9.5 valores.
         Avaliação por exame
- Prova Escrita 100%
O aluno fica aprovado à UC se a classificação final do Exame for igual ou superior a 9.5 valores. 
Bibliografia
          - Barroso, M.  e Sampaio, E.  e Ramos, M. (2010). Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais. Lisboa:  Edições Sílabo
- Bispo, R.  e Maroco, J. (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. Lisboa:  Climepsi Editores
- Cabral, J.  e Campos, R. (2010). Estatística. Lisboa:  Edições Profissionais Sociedade Unipessoal
Método de Ensino
          Exposição teórica e consolidação dos conhecimentos através da resolução de exercícios práticos.
Software utilizado nas aulas
          Ferramentas de produtividade e elearning.

















