IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

Comunicação Online

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 P + 4,50 OT , Cód. 9054812.

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de conhecer as novas plataformas digitais e as suas especificidades, de as usar de forma especifica e de refletirem sobre as mesmas (implicações, formas de uso, etc.). Deverão ainda ser capazes de refletir sobre as implicações comunicacionais, sociais e de alterações sociais que o uso disseminado dessas plataformas acarreta.

Programa
Ciberespaço e realidade virtual, arquitecturas líquidas, autoria
colaborativa e o papel do escrileitor, pull vs. Push, hipertexto e
cibertexto, ludologia versus narratologia,
acção e percepção, interactividade e interacção, o interface; Da web 1.0 à Web 3.0

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- 3 trabalhos individuais ao longo do semestre (30%, 20%, 20%)
- 1 trabalho de grupo (30%)

Dispensa de exame:
-Entrega obrigatória dos 4 trabalhos e média positiva nos 4 elementos de avaliação.

- Se algum dos trabalhos tiver 7 ou menos o aluno será automaticamente admitido a exame.

Admissão a Exame (prova escrita):
-entrega obrigatória do trabalho de grupo (30%) e do trabalho individual de 30% nas datas definidas em avaliação contínua
(os alunos que não cumprirem serão excluídos de exame)

Exame e melhoria:
40% (+ 60% da nota ponderada dos trabalhos entregues em avaliação contínua)
Os alunos que pretendam melhoria podem voltar a entregar novas versões dos trabalhos entregues em época de avaliação contínua.

Bibliografia
- Darley, A. (2002). Visual Digital Culture, surface play and spectacle in new. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Espannha, R. e Araujo, V. e Cardoso, G. (2009). Da comunicação de massa à Comunicação em rede. Porto: Porto Editora
- Miller, C. (2004). Digital Storytelling: A creators guide to interactive storytelling. Burlington: Focal Press
- Nielsen, J. Designing Web Usability. (Vol. -). (pp. ---). -: -

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado