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Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

Desafios da Globalização

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054811.

Docente(s)
- Tiago André Ferreira Lopes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final do semestre o aluno estará capacitado para:
A.) Identificar e explicar as particularidades que caracterizam cada um dos diferentes ciclos de Globalização;
B.) Analisar a dimensão política da Globalização no que se refere aos seus objectivos, metas, instrumentos e alcance hodierno;
C.) Interpretar a componente económica da Globalização, à luz de conceitos e paradigmas contemporâneos;
D.) Diferenciar os vários elementos que compõem a dimensão cultural da Globalização, enquadrando-os na tripla dialética local vs. global; heterogéneo vs. homogéneo e centrífugo vs. centrípeto;
E.) Descrever as especificidades, potencialidades e riscos do fenómeno Comunicacional na Era Global.

Programa
1. Ciclos históricos da Globalização
1.1. A Rota da Seda
1.2. Expansão Marítima
1.3. Industrialização e Colonialismo
1.4. Globalização no pós-Guerra Fria

2. Desafios políticos da Globalização
2.1. A questão da Governança Global e o papel do Estado
2.2. A relevância das Organizações Internacionais
2.3. Da Democracia Transnacional ao Cosmopolitanismo
2.4. A ideia de Sociedade Civil Global

3. Economia como motor da Globalização
3.1. A noção da Paz Comercial e de interdependência
3.2. A dimensão transnacional dos mercados
3.3. A fluidez e ética do capital na era global
3.4. Do Consenso de Washington ao Consenso de Pequim

4. Paradoxos Culturais da Globalização
4.1. A emergência de Culturas transnacionais, anacionais e apátridas
4.2. Do relativismo cultural, ao tradicionalismo estado-cêntrico
4.3. A redescoberta do "local" na era do "global"
4.4. A Cultura como marcador identitário e posicionador sociocultural

5. Comunicação na Era Global
5.1. A uniformização dos conteúdos e os espetáculos planetários
5.2. Empoderamento na esfera digital
5.3. O Imperialismo Cultural no mundo globalizado
5.4. Introdução à Geopolítica Popular

Metodologia de avaliação
A avaliação, em regime de avaliação contínua, será composta por quatro elementos: 1.) teste intercalar (25%), 2.) simulação (20%), 3.) debate (20%), 4.) trabalho final (35%). A participação ativa em sala de aula será valorizada e poderá resultar em bónus para majoração da classificação final.

A avaliação em época de recurso e épocas especiais previstas pelos estatutos da ESTA-IPT será composta por 3 elementos: 1.) exame (40%), 2.) trabalho final (35%), 3.) apresentação e defesa do trabalho (25%)

Bibliografia
- Heywood, A. (2011). Global Politics. Nova Iorque: Palgrave Macmillan
- Marks, R. (2015). Mundo Global: A História da Época Moderna. Lisboa: Clube do Autor
- McGrew, A. e Held, D. (2005). The Global Transformations Reader: An Introduction to the Globalization Debate. Cambridge: Polity Press
- Waters, M. (2002). Globalização. Oeiras: Celta Editora

Método de Ensino
A unidade curricular contará com aulas de natureza teórica-prática. A exploração dos vários conteúdos programáticos será feita com recurso a aulas expositivas, bem como a exercícios realizados em contexto de sala de aula e moderados pelo docente.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

 


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