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Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

[CEM] Comunicação Autárquica

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054730.

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Os alunos desta unidade curricular ficarão a conhecer as especificidades da Comunicação Autárquica face às aprendizagens adquiridas no seu percurso em Comunicação Empresarial com vista a muni-los de conhecimentos importantes e diferenciadores que os preparam para o mercado de trabalho e em específico junto do poder local.

Programa
1. Administração Pública e Entidades Autárquicas
Evolução do paradigma da Comunicação Autárquica: do monólogo ao diálogo
Lógica territorial
Novas atribuições perante a descentralização

2. Comunicação Autárquica: Conceito, caracterização, especificidades e modelos de comunicação

3. Temáticas e Instrumentos da Comunicação Autárquica

4. A Comunicação Autárquica e a política

5. A Comunicação Autárquica na era digital

6. O Marketing e a Comunicação Autárquica: Marketing Territorial, Citymarketing, marcas-território.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência
A. Trabalhos escritos e orais – individuais e em grupo - obrigatórios (60%)
B. Prova escrita (40%)
Nota final da UC = (Nota A x 60%)+(Nota B x 40%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que 7).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente, até ao dia 10 de Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Exames (Época Normal/Melhoria e Recurso/Melhoria)
Nota Final do Exame = Trabalhos escritos (A) + Prova escrita (60%)
Para o Exame, em época normal ou de recurso, a nota é composta pela nota dos trabalhos obrigatórios A e ainda pela realização da prova escrita. Caso o aluno não tenha entregue os trabalhos no decurso do semestre deverá fazê-lo até 5 dias úteis antes da data da realização do exame em causa. Se, durante a avaliação contínua, a classificação de qualquer um dos trabalhos obrigatórios tiver sido inferior a 7 valores, o aluno deve proceder à sua reformulação, com entrega nos mesmos 5 dias úteis que antecedem a data do exame.

Bibliografia
- Abreu, J. e Al, E. (2017). Success Full, Casos de Sucesso nos Municípios Portugueses. Lisboa: Editora Idiotéque
- Figueira, A. (2011). Marketing Territorial – Uma nova dimensão do Marketing . Lisboa: Mel Editora
- Macedo e Sousa, L. (2010). Abanar o poder Local – Problemas e Desafios. Lisboa: Edição de autor
- Macedo e Sousa, L. (2017). Liderar na Comunicação Autárquica. Lisboa: Edição de autor

Método de Ensino
Serão ministradas aulas teóricas complementadas com muitos exemplos práticos de entidades autárquicas do Distrito e também outros benchmarks nacionais. Será ainda promovida a “metodologia invertida”.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Moodle

 

 

 


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