IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Comunicação Social

[CEM] Marketing das Organizações Políticas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054728.

Docente(s)
- Paula Bela Rosa Luís Lopes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
1 - A unidade curricular tem como objetivo permitir aos alunos a aprendizagem dos conceitos de organizações Políticas e de Marketing Político.
2 – O segundo objetivo está relacionado com a aquisição de conhecimentos por parte dos discentes sobre a evolução do marketing político e das diferentes formas de comunicação assumidas em Portugal.
3 – Por último a UC tem como objetivo dar a conhecer aos alunos a utilização das redes sociais nas campanhas políticas.

Programa
1. Enquadramento
2. Definição de conceitos: marketing político, organizações políticas.
2.1. Nascimento e evolução do marketing político
2.2. Modelos de marketing político
3. Uma abordagem estratégica
3.1. Compreender o candidato
3.2. Compreender os eleitores
4. A importância do cartaz político e do mural
5. As tecnologias ao serviço da comunicação política
5.1. Marketing Político e as Redes Sociais

Metodologia de avaliação
As metodologias de ensino compreendem aulas teóricas direcionadas para a exposição e reflexão sobre conceitos teóricos. As aulas práticas incluem a realização de trabalhos: pesquisa e levantamento de informação em contexto exterior.

Bibliografia
- Cacciotto, M. (2018). Marketing Político – como vencer eleições e governar. COIMBRA: ACTUAL EDITORA
- Lopes, P. (2018). Uma definição de Publicidade Exterior e Perspetivas Futuras do Setor. Lisboa: NEA Editora
- Marinho, R. (2018). Marketing Político Digital na Era das Redes Sociais. Lisboa: MK Editora

Método de Ensino
As metodologias de ensino compreendem aulas teóricas direcionadas para a exposição e reflexão sobre conceitos teóricos. As aulas práticas incluem a realização de trabalhos: pesquisa e levantamento de informação em contexto exterior.

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado