Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054728.
Docente(s)
            - Paula Bela Rosa Luís Lopes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          1 - A unidade curricular tem como objetivo permitir aos alunos a aprendizagem dos conceitos de organizações Políticas e de Marketing Político. 
2  O segundo objetivo está relacionado com a aquisição de conhecimentos por parte dos discentes sobre a evolução do marketing político e das diferentes formas de comunicação assumidas em Portugal.
3  Por último a UC tem como objetivo dar a conhecer aos alunos a utilização das redes sociais nas campanhas políticas. 
Programa
          1.	Enquadramento 
2.	Definição de conceitos: marketing político, organizações políticas.
2.1.	Nascimento e evolução do marketing político
2.2.	Modelos de marketing político
3.	Uma abordagem estratégica
3.1.	Compreender o candidato
3.2.	Compreender os eleitores
4.	A importância do cartaz político e do mural
5.	As tecnologias ao serviço da comunicação política
5.1.	Marketing Político e as Redes Sociais
Metodologia de avaliação
          As metodologias de ensino compreendem aulas teóricas direcionadas para a exposição e reflexão sobre conceitos teóricos. As aulas práticas incluem a realização de trabalhos: pesquisa e levantamento de informação em contexto exterior.
Bibliografia
          - Cacciotto, M. (2018). Marketing Político  como vencer eleições e governar. COIMBRA:  ACTUAL EDITORA
- Lopes, P. (2018). Uma definição de Publicidade Exterior e Perspetivas Futuras do Setor. Lisboa:  NEA Editora
- Marinho, R. (2018). Marketing Político Digital na Era das Redes Sociais. Lisboa:  MK Editora
Método de Ensino
          As metodologias de ensino compreendem aulas teóricas direcionadas para a exposição e reflexão sobre conceitos teóricos. As aulas práticas incluem a realização de trabalhos: pesquisa e levantamento de informação em contexto exterior.
Software utilizado nas aulas
          NA

















