Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 905469.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Desenvolver a prática jornalística no meio regional. Desenvolvimento de notícias semanais para serem publicadas no Estajornal online ou no jornal Novo Almourol.
Leitura de jornais e discussão dos mesmos (estilos, abordagens, etc.).
Programa
1 - O que é a Notícia?
Abordagem teórica relativamente à forma e conteúdo da Notícia. Produção de Notícias com vista à publicação no ESTAJornal online e versão impressa.
2 - A escrita jornalística
Abordagem às técnicas de escrita de notícias (nomeadamente, clareza, ritmo, concisão, rigor, isenção e imparcialidade)
3 - Exercícios práticos
Aplicação dos conceitos teóricos na produção de conteúdos jornalísticos, destacando-se a procura de informação, o contacto com as fontes, o contacto com o território, a confirmação da informação, os constrangimentos próprios da profissão e a edição dos textos.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A nota final corresponde à média dos trabalhos realizados. Os alunos terão que realizar 80% dos trabalhos. Quem tiver média inferior a 10 ou não realizar 80% dos trabalhos será admitido a exame.
Não há frequência final.
Avaliação final (exame e recurso):
Para ir a exame os alunos terão que realizar 60% dos trabalhos, cuja nota global fará média com o exame (trabalhos 40%, exame 60%)
Bibliografia
- Knight, R. (2010). Journalistic Writing Building the Skills Honing the Craft. (Vol. 1). UK: Marion Street Press Inc.
- Público, L. (0). Livro de Estilo do Público. Acedido em 16 de setembro de 2019 em http://static.publico.pt/nos/livro_estilo/
Método de Ensino
Exposição de conceitos relacionados com a prática jornalística. Acompanhamento dos trabalhos desde a definição do tema até à edição, passando pelo acompanhamento dos trabalhos. Análise conjunta dos trabalhos.
Software utilizado nas aulas
NA