Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP + 4,0 OT , Cód. 905483.
Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Consciencializar os alunos para a necessidade de aperfeiçoamento de um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) para aplicação em situações comunicativas;
Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual usando a língua de uma forma fluente de acordo com as suas regras.
Programa
1. Os média Britânicos/Americanos
1.1. Imprensa escrita
1.1.1. Tipos de jornais - Broadsheets vs Tabloids - características
1.1.2. Análise de notícias nos seus diferentes aspetos - Forma e conteúdo
1.1.3. Tradução e retroversão de notícias
1.2. Televisão
1.2.1. Tipos de programas
1.2.2. Personalidades televisivas
2. Linguagem dos diferentes média
2.1. Jornais e revistas
2.2. Televisão
2.3. Rádio
2.4. Online
3. Documentos jornalísticos
3.1. Comparação de notícias publicadas por diferentes média
3.2. Press Releases
4. Os acontecimentos e as personalidades que marcaram o mundo
4.1. Cobertura jornalística - análise e comparação
4.2. Culturas Britânica e Americana - impacto/reflexo na sociedade e nos média
5. A revolução digital
5.1. Redes sociais
5.2. Mudanças e consequências
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Teste escrito - 60%
Trabalhos práticos, participação, assiduidade e empenho - 20%
Realização de um trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral - 20%
Avaliação Final: Exame escrito - 80% + Trabalho de pesquisa - 20%
Bibliografia
- Burns, L. (2013). Understanding Journalism. London: SAGE Publications Ltd
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London: SAGE Publications Ltd
- Knight, M. e Cook, C. (2013). Social Media for Journalists. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.
- McQuail, D. (2013). Journalism and Society. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.
Método de Ensino
Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área dos média, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de reading, listening, speaking e writing.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável