Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054817.
Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A UC de Análise de Audiência pretende conferir aos alunos de Comunicação Social os conhecimentos e competências fundamentais para a apreensão assertiva dos parâmetros subjacentes aos actuais modelos de gestão de conteúdos e de suportes de comunicação, baseados em critérios quantitativos de retorno e impacto.
A abordagem aos métodos de aferição de audiências mais relevantes permitirá explorar os principais indicadores estatísticos (offline e online) produzidos pelos diferentes operadores na área, potenciando a capacidade de interpretação dos mesmos por parte dos alunos.
A conjugação da observação quantitativa com uma análise qualitativa do comportamento das audiências permitirá, tanto aos alunos de Jornalismo como de Comunicação Empresarial, a aquisição de competências fundamentais para desempenhar funções na área do planeamento de meios e de campanhas de marketing e publicidade, assumindo as perspetivas dos anunciantes, das agências de meios e de publicidade ou dos próprios meios de comunicação.
Programa
1.) Introdução à Análise de Audiências
Objectivos da Análise de Audiências
Perspectivas dos publicitários e dos gestores de conteúdos
2.) Os Instrumentos de Medição
Nos meios tradicionais (TV, Rádio, Imprensa, Outdoors, etc.)
Nos novos meios (Internet, Multibancos, Telemóveis, etc.)
Audiências em Multiplataformas
3.) Conceitos essenciais na análise de audiências
Tipos de audiência (acumulada, média, útil, de véspera, etc.)
Share e Rating
Taxas de Cobertura
Frequência Média (OTS)
GRP, Custos por GRP
Índices de Fidelidade e Afinidade
Indicadores de Custos: por Mil Impactos, por impressão, por clique, etc
4.) Estratégia e Planeamento de Meios
Offine
Online
Estratégias combinadas
5.) Pré e Pós-Avaliação de Campanhas
Avaliação Quantitativa
Avaliação Qualitativa
6.) As audiências em Portugal
Análise de dados dos principais meios nacionais
Comparação de dados com médias da UE
Desafios desafios do digital
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
Teste escrito 60%
Trabalho prático - 40%
Avaliação por Exame
Prova Escrita 100%
Bibliografia
- Brochand, B. (1999). Publicitor. Lisboa: Dom Quixote
- Cardoso, G. (0). Anuário da Comunicação do OBERCOM. Acedido em 13 de fevereiro de 2019 em https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2016-2017/
- McQuail, D. (1997). Audience Analysis. London: SAGE
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.