Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054723.
Docente(s)
- Joana Conceição dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Aproveitamento na disciplina de Introdução ao Marketing.
Objetivos
Adquirir competências de análise e reflexão estratégica na área do planeamento e da gestão do Mkt;adquirir aptidões de interpretação e de operacionalização de uma estratégia de Mkt; serem capazes de articular autonomamente uma linha de orientação estratégica.
Programa
1. Abordagem Conceptual (NC 3H)
A evolução do Conceito de Marketing
O Marketing como Filosofia da Empresa
2. A Construção da Marca (NC 12H)
A Importância e a Identidade da Marca
Como se Constrói uma Marca
O que é a Estratégia de Marca?
BrandKey Vision e Brand Book
3.O Marketing e as Novas Tendências (NC 12H)
Novas Formas de Consumo
Marketing Tribal
Marketing Verde
Marketing Sensorial
Neuromarketing
4. Marketing com Características Específicas (NC 6H)
Marketing Business to Business (B2B)
Marketing Social
5.Construção da Estratégia de Marketing (NC 9H)
Etapas da Elaboração da Estratégia
A importância do planeamento, controlo e avaliação da estratégia
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho escrito com apresentação oral, 30% da avaliação final.
Teste, 70%.
Nos demais aspectos da avaliação, aplicar-se-á o estipulado no regulamento da ESTA.
Bibliografia
- Julien, L. e Jacques, L. e Joaquim, V. e Dionísio, P. (2015). Mercator da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- Kotler, P. (2009). Marketing Management. Inglaterra: Prentice Hall
- Malcom, M. (2008). On Marketing Planning. Londres: Kogan Page
- Melo Brito, C. e Lencastre, P. (2014). Novos Horizontes do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
Método de Ensino
Aulas de cariz teórico como forma de transmissão das teorias existentes. Aulas de cariz prático, onde serão desenvolvidos trabalhos que exercitam os conhecimentos transmitidos.
Software utilizado nas aulas