Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054715.
Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
não aplicável
Objetivos
Introduzir os eixos fundamentais da Comunicação Interna, formal ou informalmente presente em todas as organizações.
Os alunos deverão apreender as especificidades da Comunicação Interna, adquirindo as competências para planificar e implementar acções adequadas aos diversos tipos de organizações.
Programa
1. Introdução e contextualização
1.1. O capital humano: colectivo e individual
1.2. A Comunicação no contexto da Gestão de Recursos Humanos
1.3. O processo de Comunicação externa e interna
2. Imagem e Cultura Organizacional
3. A Comunicação Interna em diferentes ambientes organizacionais
3.1. PMEs
3.2. Organizações descentralizadas
3.3. Organizações plurinacionais
3.4. Organizações públicas
3.5. Relações laborais difusas
4. Objectivos Organizacionais da Comunicação Interna
4.1. Comunicar e Informar
4.2. Enculturar e Motivar
5. Eixos da Comunicação Interna
5.1. Comunicação Vertical
5.2. Comunicação Horizontal
6. Marketing Interno
6.1. Cliente Interno
6.2. Marketing Mix
7. Especificidades dos Planos de Comunicação Interna
7.1. Alvos
7.2. Conteúdo
7.3. Meios
7.4. Recursos
Metodologia de avaliação
Trabalho (40%) + Teste (60%)
APROVAÇÃO com Média Ponderada* =/> 10 valores
REPROVAÇÃO com Média Ponderada < 10 valores; admitido a exame.
Exame (100%)
* Nenhuma nota pode ser inferior a 07 valores
Bibliografia
- Almeida, V. (2000). A Comunicação Interna na Empresa. Lisboa: Práxis
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação, bem como análise de estudos de caso.
Software utilizado nas aulas
não aplicável