Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 9054817.
Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Conferir aos alunos a capacidade de interpretar e manipular os
principais conceitos e instrumentos da análise de audiências.
Introduzir as perspectivas da oferta e da procura, da eficácia e
eficiência na gestão dos suportes de comunicação social e da
avaliação dos seus impactos nas audiências.
Preconiza-se a aquisição de competências que permitam aos futuros profissionais analisar, propor ou implementar investimentos publicitários offline ou online, apoiando as decisões na área da comunicação e do marketing.
Programa
1.) Introdução à Análise de Audiências
Objectivos da Análise de Audiências
Perspectivas dos publicitários e dos gestores de conteúdos
2.) Os Instrumentos de Medição
Nos meios tradicionais (TV, Rádio, Imprensa, Outdoors, etc.)
Nos novos meios (Internet, Multibancos, Telemóveis, etc.)
Audiências em Multiplataformas
3.) Conceitos essenciais na análise de audiências
Tipos de audiência (acumulada, média, útil, de véspera, etc.)
Share e Rating
Taxas de Cobertura
Frequência Média (OTS)
GRP, Custos por GRP
Índices de Fidelidade e Afinidade
Indicadores de Custos: por Mil Impactos, por impressão, por clique, etc
4.) Estratégia e Planeamento de Meios
Offine
Online
Estratégias combinadas
5.) Pré e Pós-Avaliação de Campanhas
Avaliação Quantitativa
Avaliação Qualitativa
6.) As audiências em Portugal
Análise de dados dos principais meios nacionais
Comparação de dados com médias da UE
Desafios desafios do digital
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica através da realização de um trabalho prático (40%) e de um teste escrito (60%). Os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 valores são dispensados de avaliação final (exame através de prova escrita).
Bibliografia
- Brochand, B. (1999). Publicitor. Lisboa: Dom Quixote
- Cardoso, G. (0). Anuário da Comunicação do OBERCOM. Acedido em 14 de fevereiro de 2018 em https://obercom.pt/anuario-da-comunicacao-2015-2016/
- McQuail, D. (1997). Audience Analysis. London: SAGE
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados e
exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.