Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 9054816.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
A.Desenvolver a capacidade de reflexão sobre os momentos fundamentais do pensamento do séc. XX - apreender a influencia positivista nos finais do Séc. XIX e o papel da geração de 70 e o contributo reflexivo dos três grandes pensadores escolhidos.
B. Contextualizar autores e obras da literatura Portuguesa Reconhecer Escolas, movimentos e correntes literárias da contemporaneidade e percecionar o seu enquadramento na literatura europeia e mundial.
C.Encontrar o social e a cronotopia nos textos dos autores, de acordo com o conhecimento adquirido sobre analise socio-literária.
Programa
I. Introdução; A literatura-objeto e natureza; conceitos
1. Literatura, Identidade e Memória
2. O dialogismo com o Outro
3. Literatura Portuguesa e do Mundo: olhar-nos conhecendo os outros
4. as manifestações do realismo que consubstanciaram a contemporaneidade
II. Literatura e Pensamento em Portugal das primeiras décadas até aos anos sessenta do século XX
1.Os movimentos, correntes e autores,
2. o Pensamento cultural Português
III. A Hodiernidade
1. As manifestações culturais do Portugal Democrático/Europeu - A literatura finissecular
Leitura de obras literárias
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência (contínua): exercícios em aula (5%)+ 1 tertúlia (25%)+ trabalho temático c/discussão (25%)+ 1 teste escrito (45%);
Avaliação por exame ( normal e recurso): prova escrito (75%)+ trabalho temático (25%)
Bibliografia
- D'Oliveira Martins, G. (2007). Portugal, Identidade e Diferença. lisboa: Gradiva
- Lourenço, E. (2001). Labirinto da Saudade. lisboa: Gradiva
- Prado Coelho, E. (2004). O fio da modernidade. lisboa: Noticias
- Silva, A. (2000). Ensaios sobre literatura...;. (Vol. I; II). Lsboa: Ancora
Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas consubstanciadas nas teorias fundamentais.
b) Aulas teórico práticas de leitura e análise das obras e textos de reflexão.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint