Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054725.
Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Assegurar aos alunos a aprendizagem teórica e prática dos principais tipos de instrumentos para a realização de estudos de mercado e inquéritos à opinião pública para a caracterização de
mercados, públicos e comportamentos do consumidor. Função e abordagens de estudos quantitativos e qualitativos.
Preconiza-se a aquisição de competências que permita aos futuros profissionais escolher o tipo de estudo mais adequado ao objetivo de comunicação e do marketing, assegurar o seu acompanhamento e a análise de resultados na perspetiva operacional.
Programa
1.) Introdução aos estudos de mercado
Os intervenientes no Mercado
Factores a estudar
Objectivos dos estudos
Dados vs Informação
2.) Planeamento do estudo de mercado
Factores Metodológicos
Factores Económicos
Selecção e Gestão de Recursos
3.) Abordagens metodológicas
Observação Directa vs Indirecta
Métodos Qualitativos vs Quantitativos
Pesquisas Descritivas vs Causais
4.) Instrumentos de recolha de dados
Questionários (off e online)
Entrevistas
Análise de Conteúdo
Benchmark
Outros instrumentos
5.) Estudos por amostragem
Amostragem aleatória
Amostragem estratificada
Amostragens mistas e por conveniência
Erros amostrais e não-amostrais
6.) A análise de dados
Métodos de sistematização de dados
Análises sobre Base de Dados: Datamining, CRM, etc.
Ferramentas Informáticas
Exemplos do Excel, SPSS e SAS
7.) A interpretação de dados
Principais indicadores da estatística descritiva
Abordagens complementares (testes de hipóteses)
A leitura de gráficos e tabelas
8.) A apresentação da informação (NC 3H)
Adequação ao público-alvo
Sumários Executivos vs Relatórios Exaustivos
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica através da realização de um trabalho prático (40%) e de um teste escrito (60%). Os alunos que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 valores são dispensados de avaliação final (exame através de prova escrita).
Bibliografia
- GHIGLIONE, MATALON, R. (1997). O Inquérito. Oeiras: Celta
- Lopes, J. (2007). Fundamental dos Estudos de Mercado -Teoria e prática. Lisboa: Sílabo
- Reis, R.Moreira, E. (1993). Pesquisa de Mercado. Lisboa: Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas
SPSS