IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Comunicação Social

[CEM] Estratégias de Marketing

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054723.

Docente(s)
- Joana Conceição dos Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Aproveitamento na disciplina de Introdução ao Marketing.

Objetivos
Adquirir competências de análise e reflexão estratégica na área do planeamento e da gestão do Mkt;adquirir aptidões de interpretação e de operacionalização de uma estratégia de Mkt; serem capazes de articular autonomamente uma linha de orientação estratégica.

Programa
1. Abordagem Conceptual (NC 3H)
A evolução do Conceito de Marketing
O Marketing como Filosofia da Empresa

2. A Construção da Marca (NC 12H)
A Importância e a Identidade da Marca
Como se Constrói uma Marca
O que é a Estratégia de Marca?
BrandKey Vision e Brand Book

3.O Marketing e as Novas Tendências (NC 12H)
Novas Formas de Consumo
Marketing Tribal
Marketing Verde
Marketing Sensorial
Neuromarketing

4. Marketing com Características Específicas (NC 6H)
Marketing Business to Business (B2B)
Marketing Social

5.Construção da Estratégia de Marketing (NC 9H)
Etapas da Elaboração da Estratégia
A importância do planeamento, controlo e avaliação da estratégia


Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho escrito com apresentação oral, 30% da avaliação final.
Teste, 70%.
Nos demais aspectos da avaliação, aplicar-se-á o estipulado no regulamento da ESTA.

Bibliografia
- Dionísio, P. e Joaquim, V. e Jacques, L. e Julien, L. (2015). Mercator da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- Kotler, P. (2009). Marketing Management. Inglaterra: Prentice Hall
- Lencastre, P. e Melo Brito, C. (2014). Novos Horizontes do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Malcom, M. (2008). On Marketing Planning. Londres: Kogan Page

Método de Ensino
Aulas de cariz teórico como forma de transmissão das teorias existentes. Aulas de cariz prático, onde serão desenvolvidos trabalhos que exercitam os conhecimentos transmitidos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado