Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054814.
Docente(s)
            - Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Acompanhar a evolução do conceito de comunicação, analisar a emergência da comunicação enquanto problema teórico e aprofundar alguns dos principais modelos de comunicação
Programa
          1  O conceito de comunicação. Contexto das ciências sociais. Emergência dos conceitos. Principais paradigmas.
2  Públicos e Multidões: principais teorias
3- McLuhan: conceitos e teorias 
4  A comunicação de massas: a tradição de investigação dos efeitos. 
5 - Sociedade e Comunicação: as principais teorias. A notícia como forma de conhecimento. Agenda-setting. Notícias e o desnível de conhecimento. 
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: três trabalhos ao longo do semestre (30%)
Teste escrito: 70%
Avaliação por exame para quem não realizar os 3 trabalhos, tiver nota inferior a 7 no teste escrito ou média inferior a 10.
Bibliografia
          - McLuhan, M. (1991). Understanding media. Boston:  MIT Press
- McQuail, D. (2004). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa:  FCG
Método de Ensino
          Exposição dos principais autores, conceitos e teorias.
Leitura comentada e discussão de artigos.
Redacção de textos críticos sobre a matéria dada.
Software utilizado nas aulas
          Não se aplica

















